Geral

ONU aponta mais de 100 civis mortos na Ucrânia, incluindo sete crianças

A Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, afirmou nesta segunda-feira, 28, que desde o início da invasão russa contra a Ucrânia foram registradas 102 mortes, incluindo sete crianças, e advertiu que os números reais podem ser “consideravelmente” maiores. “A maioria dos civis morreu pela ação de armas explosivas com uma ampla área de impacto, incluindo artilharia pesada e sistemas de foguetes com multi-lançamentos e em bombardeios”, afirmou Bachelet no Conselho de Direitos Humanos da ONU. “Temo que o balanço real seja consideravelmente maior”, acrescentou. Bachelet explicou que seu gabinete contabilizou 406 vítimas civis na Ucrânia, incluindo 102 mortes, desde o início da ofensiva russa na última quinta-feira.

“Milhões de civis, incluindo pessoas idosas e vulneráveis, se veem obrigados a se esconder em diferentes tipos de abrigos, como estações de metrô, para escapar das explosões”, disse. Também afirmou que a agência da ONU para os refugiados registrou 386 mil pessoas que foram obrigadas a fugir do país, assim como um número ainda maior de deslocados internos. “Meus pensamentos estão com eles, e com todos os que sofrem em todo o mundo”. “Os pedidos de paz e pelos direitos humanos que chegam de todo o mundo nos alertam que o futuro não deve ser um mundo em que tenham sido esquecidas as obrigações conjuntas em termos de direitos humanos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

As declarações de Bachelet foram pronunciadas no início da reunião anual do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que começou com a aprovação de um debate urgente sobre o conflito na Ucrânia. Muitos esperam que a Ucrânia, que apresentou a proposta, divulgue um projeto de resolução para investigar as violações de direitos por parte da Rússia no país. A Rússia rejeitou o pedido de debate urgente e pediu que fosse submetido à votação. A iniciativa foi aprovada com 29 votos a favor, 5 contra – incluindo China e Cuba, além da Rússia – e 13 abstenções (o Conselho tem 47 membros). A representante permanente da Ucrânia em Genebra, Yevheniia Filipenko, afirmou que as ações russas representam um ataque à comunidade internacional. “Não foi apenas um ataque contra a Ucrânia, mas contra todos os Estados membros da ONU, contra as Nações Unidas e contra os princípios que levaram à criação desta organização”. Ela também afirmou que 350 pessoas morreram nos cinco dias de combate desde o início da ofensiva, incluindo 16 crianças.

*Com AFP e Jovem Pan

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Cardeal norte-americano é escolhido o novo papa

Robert Prevost, 69 anos, escolheu o nome de Leão XIV é o 267º líder da Igreja…

12 minutos ago

1º Festival de Balonismo e Manobras Radicais de Caxias do Sul ocorre em agosto

Evento será nos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10, no Parque da Festa…

51 minutos ago

Festival Brasa, Beer e Rock é neste sábado em Bento Gonçalves

A primeira edição do Brasa, Beer e Rock acontece neste sábado, dia 10 de maio,…

1 hora ago

Fumaça branca anuncia que papa foi definido

Por volta das 13h10, foi avistada a fumaça que simboliza o consenso dos cardeais reunidos…

2 horas ago

Caxias do Sul sedia etapa de campeonato interclubes de vôlei feminino com entrada gratuita

Cerimônia de abertura reuniu autoridades e atletas no Recreio da Juventude; competição nacional vai até…

2 horas ago

Horóscopo para sexta-feira, 9 de maio: Dia de decisões que mexem com o coração

Horóscopo para sexta-feira traz coragem e energia para agir. Veja as previsões completas de 9…

3 horas ago

This website uses cookies.