Geral

New York Times processa plataformas de IA por direitos autorias

O jornal americano New York Times anunciou na quarta-feira (27) que está processando a Microsoft e a OpenAI por violação de direitos autorais. O jornal afirma que as empresas usaram seus artigos para treinar algoritmos de inteligência artificial (IA) sem permissão ou pagamento. O jornal alega que as empresas de tecnologia usaram milhões de artigos do jornal para treinar seus modelos de IA, incluindo o ChatGPT, um chatbot que pode gerar texto semelhante ao humano. O jornal afirma que as empresas estão se apropriando do trabalho de seus jornalistas sem dar o devido crédito ou compensação.

O processo em questão não busca compensação financeira pelo emprego das informações, mas exige que as empresas eliminem integralmente todos os modelos de linguagem que se fundamentem em textos protegidos pelo grupo The Times – detentor do controle do New York Times (NYT) e outras publicações. Essa medida impactaria diretamente a operacionalidade do ChatGPT, um dos mais proeminentes fenômenos na atualidade da tecnologia.

“O Times é a primeira grande organização de mídia americana a processar as empresas, os criadores do ChatGPT e outras plataformas populares de IA, por questões de direitos autorais associados às suas obras escritas”, disse o jornal. “O Times procurou a Microsoft e a OpenAI em abril para levantar preocupações sobre o uso de sua propriedade intelectual e explorar uma resolução amigável, mas as negociações não produziram uma resolução”, completa.

A OpenAI e a Microsoft não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Foto: Pixabay

O caso levanta questões importantes sobre os direitos autorais na era da IA

O caso do New York Times contra a Microsoft e a OpenAI é um dos primeiros a testar os limites dos direitos autorais na era da IA. As empresas de tecnologia argumentam que o uso de grandes quantidades de dados de texto para treinar modelos de IA é uma forma de pesquisa e desenvolvimento, que está protegida pela lei de direitos autorais.

Os defensores dos direitos autorais argumentam que o uso não autorizado de conteúdo protegido por direitos autorais é uma violação da lei, mesmo que seja usado para fins de pesquisa ou desenvolvimento. Eles dizem que as empresas de tecnologia estão se apropriando do trabalho de autores e criadores sem dar o devido crédito ou compensação.

O caso ainda está em andamento, mas pode ter implicações significativas para a indústria da tecnologia e para o futuro dos direitos autorais.

Clique  aqui para mais notícias

Fabiano Souza

CEO G4 Comunicação e Marketing Apaixonado por Carros e Internet. Antenado nos assuntos da Web. Criador de conteúdo digital.

Recent Posts

Família morre em colisão entre carro e caminhão na BR-386, em Soledade

Casal, irmão e idosa de 84 anos seguiam viagem quando bateram de frente com caminhão;…

1 hora ago

Horóscopo para Quinta-Feira, 1 de maio: Mercúrio em Áries segue acelerando a comunicação

A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…

2 horas ago

Duplicação da ERS-122 e novo viaduto vão transformar acesso norte de Caxias do Sul, projeta vice-prefeito

Edson Néspolo pode se inteirar das obras que irão ocorrer no trajeto da RS-122 do…

2 horas ago

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

3 horas ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

4 horas ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

4 horas ago

This website uses cookies.