Geral

MPT questiona prefeitura de Caxias sobre venda das Farmácias do Ipam

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul encaminhou nesta quinta-feira, dia 18, ofício ao prefeito Daniel Guerra questionando o projeto de Lei 238/2017, que propõe a alienação de capital social da Farmácia do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam). Protocolado em 12 de dezembro, o PL vai contra o acordado em mediação realizada pelo MPT em janeiro de 2017.

MPT questiona decisão da prefeitura de vender farmácias do Ipam (Foto: arquivo)

Naquela ocasião, de acordo com o MPT, o município se comprometeu em buscar a regularização da forma societária da farmácia como sociedade anônima, a fim de evitar o encerramento de suas atividades, explica a procuradora do MPT Mônica Fenalti Delgado Pasetto, responsável pelo caso.

Ainda de acordo com a procuradora, foi constituída uma comissão de representantes de todos os interessados para solucionar o assunto e evitar que mais de 80 pessoas ficassem sem seus empregos, e a sociedade sem o serviço que é prestado pela farmácia.

“Não há prova dos autos de que houve prévia consulta aos interessados sobre a venda”, destacou a procuradora. “Tampouco o MPT foi comunicado da decisão, contrariando o ajustado em audiência”.

O PL propõe a venda das duas unidades da farmácia a “pessoa física ou jurídica de direito privado com atuação na área de exploração econômica”. A prefeitura tem 15 dias para apresentar resposta ao ofício, além de documentos que comprovem a exposição de motivos do projeto.

A intenção da venda, segundo a prefeitura, decorre da dificuldade econômica enfrentada pelos estabelecimentos. “A farmácia do Ipam vem registrando, anualmente, queda nos lucros e aumento nas despesas, o que contraria sua manutenção pelos princípios da economicidade e da eficiência”, diz o documento.

A privatização da farmácia do Ipam obedeceria a Lei Geral das Licitações, lançando edital e escolhendo a proposta mais vantajosa para o município.

Em janeiro, o Conselho Diretor Administrativo do Ipam recomendou o fechamento das farmácias. Após alguns protestos, o governo recuou e manteve os estabelecimentos em funcionamento.

Atualmente, são três farmácias ligadas ao Ipam em Caxias do Sul. A matriz fica na rua Pinheiro Machado e há uma filial na rua Alfredo Chaves, ambas na área central da cidade. Uma farmácia popular também é ligada ao instituto. Ao todo, os estabelecimentos empregam 80 funcionários contratados por concurso simplificado, que trabalham nas três unidades. No Projeto de Lei, a prefeitura prevê que as relações trabalhistas não sejam alteradas.

A Farmácia do Ipam existe desde a década de 1960 em Caxias do Sul. A última alteração no contrato, que é válida até hoje, foi realizada em 1º de junho de 1994. A participação societária está dividida em que 99,93% das cotas que pertencem ao instituto e 0,07% dividido entre seis pessoas físicas.

Maicon Rech

Recent Posts

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

3 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

31 minutos ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

43 minutos ago

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

2 horas ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

2 horas ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

2 horas ago

This website uses cookies.