Geral

Movimento Negro Raízes de Bento Gonçalves integrará a coordenação do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do estado

Foi publicado no último dia 2 de agosto, por meio do Diário Oficial do estado do Rio Grande do Sul, a portaria que institui a coordenação do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do RS (FPEDER) para o triênio 2022-2024. Dentre os integrantes da coordenação está o Movimento Negro Raízes de Bento Gonçalves.

O FPEDER é uma instância de articulação e de definição de políticas públicas, comprometidas com a implementação da temática Étnico-Racial e outros temas correlatos. Dessa forma, são desenvolvidos na área de educação e de cultura no processo de ensino em todos os níveis e modalidades da rede pública e privada do estado.

“Para nós é sempre um motivo de alegria, afinal de contas o fato de o Movimento Negro Raízes aqui de Bento Gonçalves ter sido convidado para integrar a coordenação, junto com outras entidades, também é uma forma de decentralizar, e também acaba sim por valorizar e reconhecer o trabalho de entidades que estão fora do eixo da capital e da região metropolitana. Então, valorizar e conhecer trabalhos que estão sendo feitos no interior do estado”, destaca o conselheiro e coordenador do Movimento Negro Raízes, Marcus Flávio Dutra Ribeiro.

Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial

Ainda assim, outras áreas de atuação do fórum dizem respeito ao auxílio na indicação de atividades educativas de formação, de seleção de materiais didáticos, elaboração de planos, atividades e de programas que visem a implementação da diversidade étnico-racial. Bem como propor políticas públicas de ações afirmativas, reparações, valorização e reconhecimento dos direitos da população negra, dos afro-brasileiros e dos povos indígenas, bem como acompanhar e monitorar os programas já existentes.

“O fórum vem para auxiliar, ter a pauta, ter o debate e poder formar políticas públicas, poder formar pautas direcionadas para à educação justamente nesse sentido de valorar as questões culturais negras e indígenas”, conclui Ribeiro.

Destacam-se também como atividades do fórum: propor, estimular e monitorar a pesquisa e a produção científica, assim como publicações de material pedagógico relativos ao conteúdo das diretrizes curriculares nacionais para a educação das e relações étnico-raciais, para a educação escolar e das diretrizes operacionais para a implementação da história e das culturas negras e indígenas na educação básica. Além de fomentar políticas públicas voltadas para a educação dos negros e dos povos indígenas.

Coordenação 2022-2024

Além do Movimento Negro Raízes, também farão parte da coordenação para o triênio 2022-2024: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul; Centro Cultural Cândido Velho (Guaíba); Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FORPROF/UFRGS); Coletivo Pretas e Profs; Coordenadora de Direitos e Políticas de Igualdade Racial (Prefeitura de Porto Alegre); Conselho Estadual de Educação (CEED RS); Conselho Municipal de Educação de Guaíba; Levante Negro Pelotense Contra o Racismo;  Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena da Universidade Federal do Rio Grande; Quilombação – Rede antirracista; e União dos Conselhos Municipais de Educação do RS.

Marcos Cardoso

Recent Posts

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

45 minutos ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

1 hora ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

1 hora ago

Como agir se uma jaguatirica aparecer perto do sítio ou condomínio

Avistou uma jaguatirica perto do sítio? Veja o que fazer para proteger sua família e…

1 hora ago

Misture limão e sal para deixar a pia brilhando sem esforço

Aquela pia opaca, com manchas de gordura ou pontos escurecidos ao redor do ralo pode…

1 hora ago

4 dicas para manter o pau-d’água saudável em ambientes com pouca luz

Saiba como cuidar do pau-d’água mesmo em ambientes escuros com essas 4 dicas práticas e…

2 horas ago

This website uses cookies.