Geral

Morre o radialista Marçal Rodrigues, o Juruna, em Caxias do Sul

Foi confirmado neste domingo, dia 15, a morte radialista Marçal Rodrigues, 77 anos, popularmente conhecido como Juruna. Marçal é parte importante da história da imprensa caxiense, tendo dedicado décadas ao radiojornalismo comunitário. Atuou na Rádio Difusora Caxiense por mais de quatro décadas, e também na Rádio Comunitária UAB de Caxias do Sul.Também militou na política, concorrendo a vereador por duas oportunidades. Ele foi sepultado no início da tarde de hoje no cemitério público de Caxias do Sul.

Em 2010, Marçal foi agraciado com o Troféu ARI Serra Gaúcha/CIC na categoria Radiojornalismo. A jornalista Juçara Tonet Dini, integrante do Conselho Superior da ARI Serra Gaúcha, lembrou do dia em que Marçal foi homenageado:

“Quando recebeu o Troféu ARI Serra Gaúcha, em reunião-almoço da CIC, no momento de seu agradecimento oficial, propôs que todos os presentes levantassem, dessem as mãos, e orassem o Pai Nosso! Juruna teve a iniciativa de convidar oficialmente a Deus para fazer parte de sua homenagem!”

No fim da manhã deste domingo, o veterano jornalista caxiense Guiomar Chies, contemporâneo de Marçal nas atividades de jornalismo, postou a seguinte homenagem em sua página no Facebook:

“Não está fácil. Recebo a informação que faleceu o Marçal Rodrigues, o repórter da Rádio Difusora durante tantos anos. Marçal foi companheiro de atividades na área do jornalismo. Ele recebeu o apelido de “Juruna”, lembrando a imagem do índio Juruna que andava sempre com o gravador para registrar as promessas que faziam em relação aos assuntos indígenas. “Juruna” portava sempre o gravador e onde encontrasse alguém que estivesse relacionado com assuntos do momento, já fazia uma entrevista. Marçal Rodrigues deve ter levado junto o seu gravador. Lá no além deve já estar entrevistando o Mário Gardelin, o Jimmy Rodrigues, o Paulo Cancian, o Evaristo Dal’Alba, o Garaváglia, o Osvaldo de Assis, o Dante Andreis, o Luis Carlos de Lucena, e tantos outros colegas, perguntando-lhes como é a vida no outro mundo. Viaje em paz, “Juruna”.

Informações: Ari Serra Gaúcha
Foto: Reprodução Facebook

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Leão XIV: Quem é Robert Francis Prevost, o papa escolhido para liderar a Igreja Católica

Nascido em 1955 em Chicago, Prevost também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase…

12 minutos ago

Ação integrada prende traficante e apreende 38 kg de maconha em São Marcos

Investigação, que ainda cumpriu três mandados de busca e apreensão, foi realizada pela Brigada Militar…

38 minutos ago

Cardeal norte-americano é escolhido o novo papa

Robert Prevost, 69 anos, escolheu o nome de Leão XIV é o 267º líder da Igreja…

1 hora ago

1º Festival de Balonismo e Manobras Radicais de Caxias do Sul ocorre em agosto

Evento será nos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10, no Parque da Festa…

2 horas ago

Festival Brasa, Beer e Rock é neste sábado em Bento Gonçalves

A primeira edição do Brasa, Beer e Rock acontece neste sábado, dia 10 de maio,…

2 horas ago

Fumaça branca anuncia que papa foi definido

Por volta das 13h10, foi avistada a fumaça que simboliza o consenso dos cardeais reunidos…

2 horas ago

This website uses cookies.