Geral

Merendeiras de escolas municipais de Caxias estão com salários atrasados

As 160 merendeiras que trabalham nas escolas municipais de Caxias do Sul podem entrar em greve até o final desta semana. Isso porque, segundo denúncia das funcionárias, os salários estão atrasados e os vales, refeição e transporte, também não foram repassados para a classe. Na tarde desta segunda-feira, dia 12, houve protesto no bairro Pio X.

A empresa de recursos humanos, que foi contratada em processo licitatório pela prefeitura, e é responsável por gerir o trabalho em Caxias, não teria pago os vencimentos no 5° dia útil.

Funcionárias se mobilizaram na tarde desta segunda-feira (Foto: Bruna Cabral/divulgação)

Bruna Cassiele dos Santos Cabral, uma das merendeiras que participou do ato, fala que a esperança das trabalhadores é receber o salário  via justiça. Ela lembra que haverá assembleia da categoria, e que, inclusive, pode haver greve a partir de quinta-feira, dia 15.

“Em janeiro, recebemos o salário de dezembro no dia 17. Agora, estamos sem o salário desde o dia 5 a previsão de pagamento é por via judicial. Teremos assembleia com o sindicato na quarta-feira, dia 14, para legalizar a greve”, reforça.

O ato das merendeiras ocorrerá às 18h30min de quarta, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos. Lembrando que o sindicato que representa a classe é o Sindilimp.

Repasse do município 

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) depositou, nesta segunda-feira, dia 12, o valor referente aos salários das merendeiras de Caxias do Sul. A verba, antecipada, foi depositada judicialmente. Como o município e o Sindilimp ingressam com ação contra a empresa, o sindicato é o responsável por retirar o dinheiro e efetuar o pagamento das funcionárias, o que deve ocorrer até o final da semana. De acordo com a prefeitura, todo o dia 20 de cada mês, é pago os valores para a empresa de recursos humanos. O município garante que efetuou o pagamento do mês passado. Porém, o valor não foi repassado às trabalhadoras. Com essa atitude, a greve não deve ocorrer.

Processo

Em janeiro deste ano, o município de Caxias do Sul abriu procedimento de penalização contra a empresa FA Recursos Humanos LTDA., responsável pela prestação de serviço de preparação da merenda nas escolas da rede municipal de ensino. O motivo foi o descumprimento do contrato, no que diz respeito ao não pagamento de salário do mês de dezembro aos funcionários. Além disso, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) também acionou o seguro, previsto em contrato, no valor de R$ 175.012,56.

As ações buscavam garantir a alimentação escolar para os estudantes da rede municipal de ensino e que os funcionários da empresa consigam receber seus salários. Para isso, a Procuradoria-Geral (PGM) analisa a viabilidade de pagamento das funcionárias mediante homologação judicial.

Para garantir a prestação dos serviços de merenda escolar nas escolas, a prefeitura realizou um novo edital para contratação de uma empresa no dia 12 de dezembro do ano passado. 11 organizações participaram e a detentora da menor oferta foi a P.R.M. Serviços e Mão de Obra Especializada Eireli. Enquanto a nova empresa não for homologada, o município prorrogou o contrato com a FA até julho deste ano para não interromper o serviço.

De acordo com a prefeitura, a FA Recursos Humanos possui um histórico de irregularidades com o município desde 2015 por inadimplência na folha de pagamento das merendeiras.

 

Maicon Rech

Recent Posts

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

26 minutos ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

37 minutos ago

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

2 horas ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

2 horas ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

2 horas ago

Como agir se uma jaguatirica aparecer perto do sítio ou condomínio

Avistou uma jaguatirica perto do sítio? Veja o que fazer para proteger sua família e…

2 horas ago

This website uses cookies.