Geral

Mais de 268 mil famílias desabrigadas no RS são habilitadas para receber auxílio reconstrução

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou que 268.878 famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul estão habilitadas para receber o Auxílio Reconstrução, no valor único de R$ 5.100. Esse auxílio visa ajudar os moradores das áreas atingidas por chuvas intensas e enchentes ocorridas entre abril e maio deste ano a enfrentarem a situação de calamidade.

Para receber o auxílio, o responsável pela família deve confirmar os dados cadastrados pela prefeitura no site do programa do governo federal. Até esta segunda-feira (1º), 256 mil famílias já validaram seus registros.

O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, destacou nas redes sociais a marca de mais de 250 mil famílias habilitadas para receber o auxílio.

“Todas as pessoas que residem nas áreas alagadas e tiveram suas casas atingidas têm direito a receber esse auxílio. É nesse sentido que nós estamos trabalhando”, afirmou.

As prefeituras gaúchas cadastraram um total de 597.746 famílias. Deste total, 253.486 registros ainda estão em análise devido a problemas no cadastro, como inconsistências no CPF, no endereço informado ou a necessidade de verificação em campo.

Para garantir que todas as famílias elegíveis recebam o auxílio, as prefeituras têm até o dia 12 de julho para incluir novas famílias residentes nas áreas atingidas pelas enchentes.

Para acelerar o processo de identificação das famílias atingidas, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional criou uma força-tarefa da Defesa Civil Nacional. Esta força-tarefa complementa os dados sobre a inundação e ajuda a liberar o pagamento do Auxílio Reconstrução às famílias com cadastros em análise.

Desde segunda-feira, 28 municípios gaúchos estão recebendo a força-tarefa da Defesa Civil Nacional. Na semana passada, 30 municípios com o maior número de casos de inconsistências nos cadastros das famílias receberam visitas técnicas com o objetivo de destravar o pagamento do benefício.

Cristiano Gauer

Recent Posts

Previsão do tempo para o domingo (26)

A chegada da frente fria trará, no geral, uma chuva muito irregular e com poucos…

56 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 27 de abril

Hoje é o Dia Mundial do Design GráficoA santa do dia é Santa Zita. A…

1 hora ago

Mensagem do dia: Sorria

Sorria e talvez amanhã você verá o sol vir brilhando para você...

1 hora ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (26)

A Caixa Econômica Federal sorteou sete loterias: Mega-Sena; Lotofácil; Quina; Timemania; Loteca; Dia de Sorte…

9 horas ago

STF condena mulher que pichou estátua a 14 anos de prisão

Débora Rodrigues dos Santos, acusada pelo STF de participar do de 8 de janeiro de 2023…

10 horas ago

Policiais de Caxias do Sul prendem condenado por estuprar a filha de 12 anos

Condenado a 16 anos e 4 meses de prisão, o homem estava foragido desde 2020

11 horas ago

This website uses cookies.