Geral

Mais de 23 mil alunos da educação básica retornam a escola no RS

Em 2022, pelo menos 23.027 estudantes da educação básica retornaram à escola a partir dos processos para a busca ativa escolar. O dado é resultado de um levantamento realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, entre os dias 30 de março e 6 de abril, em mais uma ação resultante do Acordo de Cooperação Interinstitucional para fins da Busca Ativa Escolar e da Recuperação de Aprendizagens no Contexto da Pandemia da Covid-19, assinado em fevereiro.

O acordo tem como objetivo promover estratégias de busca ativa escolar junto à rede intersetorial, envolvendo as políticas públicas da educação, saúde, assistência social e de proteção à infância, à adolescência e à juventude, bem como todas que tenham correlação com as necessidades sociais identificadas por meio de diagnóstico da realidade com o motivo da infrequência ou evasão.

O levantamento, respondido em formulário digital por 473 municípios e 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CREs), com dados compilados segundo seu território correspondente às Promotorias Regionais da Educação do MPRS, aponta que, em 2022, o número de matrículas na rede estadual teve um acréscimo de 3,41% em relação a 2021, sendo 722.081 informados pelas CREs (790.393 alunos são informados pela Secretaria Estadual da Educação). Já na rede municipal, o número se manteve estável, com queda de 1.186 alunos, cerca de 1%.

No que se refere ao diagnóstico de aprendizagens, compreendendo o período de pandemia, o levantamento mostra que 12,37% (104.519) dos alunos da rede municipal e 20,50% (148.065) dos alunos da rede estadual necessitam de recuperação de aprendizagens.

A sondagem também estima que pelo menos 15.926 alunos das redes municipal e estadual estão fora da escola, mas 38% da rede municipal e 41% da rede estadual não possuem essa estimativa, muitos com a justificativa de serem de pequeno porte e não precisarem de tal ação.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Luciana Cano Casarotto, destaca que a coleta de dados realizada tem como objetivo abastecer o comitê gestor do acordo busca ativa e os promotores de Justiça que atuam na área a partir de aproximação com a realidade. “A ideia, a partir desses dados coletados, é que possam ser articuladas políticas públicas mais efetivas para cada realidade, em cada região, uma vez que não há resposta única para uma situação tão complexa quanto o abandono escolar no cenário pós-pandêmico. Os resultados regionais já foram apresentados em todas as regiões, com um total de 2.355 pessoas presentes em 12 reuniões. Está sendo estruturado evento estadual na sede do MPRS para o segundo semestre, momento em que serão valorizadas as ações e esforços empreendidos pelos gestores, com as experiências consideradas interessantes e que possam ser replicadas por outras redes escolares”, explica a promotora.

Clique aqui para acessar outros dados do levantamento realizado pelo MPRS.

*Fonte MP

Paula Brunetto

Recent Posts

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

40 minutos ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

1 hora ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

1 hora ago

Como agir se uma jaguatirica aparecer perto do sítio ou condomínio

Avistou uma jaguatirica perto do sítio? Veja o que fazer para proteger sua família e…

1 hora ago

Misture limão e sal para deixar a pia brilhando sem esforço

Aquela pia opaca, com manchas de gordura ou pontos escurecidos ao redor do ralo pode…

1 hora ago

4 dicas para manter o pau-d’água saudável em ambientes com pouca luz

Saiba como cuidar do pau-d’água mesmo em ambientes escuros com essas 4 dicas práticas e…

2 horas ago

This website uses cookies.