Geral

Justiça Federal do Rio Grande do Sul condena cinco pessoas por fraude em benefícios do INSS

A 5ª Vara Federal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, condenou cinco pessoas a penas de prisão que variam de dois a quatro anos por fraude no sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Segundo informações divulgadas na tarde de segunda-feira (15) pela Justiça Federal gaúcha, os cinco réus foram acusados pelo MPF (Ministério Público Federal) de estelionato majorado e pela inserção de dados falsos no sistema de informações do INSS. Conforme a denúncia, entre os acusados está uma ex-servidora da autarquia federal que teria sido responsável pela falsificação de dados em 15 oportunidades.

A partir dos documentos anexados junto ao caso, o juiz federal Eduardo Gomes Philippsen averiguou a materialidade de 15 inserções de dados falsos no sistema do INSS. Somados aos depoimentos dos acusados e das testemunhas selecionadas por acusação e defesa, o magistrado considerou que os documentos demonstraram que a ex-servidora, que atuava como gerente da agência da Previdência Social de São Sebastião do Caí, no Vale do Rio Caí, “teria atuado conscientemente ao fraudar dados, beneficiando a si e aos demais acusados”.

Para que o esquema funcionasse, a ex-servidora buscava no sistema por segurados já falecidos e sem dependentes, para então incluir terceiros como dependentes dessas pessoas. Dessa maneira, os terceiros se tornavam beneficiários retroativos de pensão por morte.

Para Philippsen, ficou comprovado que os demais réus tinham conhecimento da ilicitude do benefício que recebiam. “Conforme está demonstrado nos autos, portanto, os acusados, na condição de beneficiários dos Pagamentos Alternativos de Benefícios, também estavam plenamente cientes das fraudes praticadas pela então servidora do INSS, bem como da ilegalidade dos valores obtidos, pois não há como cogitar que alguém esteja agindo de boa-fé ao receber valores referentes a benefícios previdenciários, na condição de dependentes de segurados falecidos, sabendo não ter qualquer relação de parentesco ou dependência econômica com os instituidores de tais benefícios”, afirmou o magistrado. Três dos acusados já haviam sido condenados em dezembro de 2023, pelos mesmos fatos, em ação pública de improbidade administrativa.

O juiz condenou a ex-servidora do INSS a quatro anos e dois meses de reclusão em regime inicial semiaberto. Outros dois condenados obtiveram vantagem em cinco e seis benefícios previdenciários expedidos ilicitamente, tendo penas definidas, respectivamente, em três anos e seis meses e dois anos e oito meses de prisão em regime inicial aberto. Os outros dois réus, que foram beneficiados por uma pensão cada um, foram condenados a dois anos de reclusão, também em regime inicial aberto.

Fonte: O Sul

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Duas mulheres são presas com 89 kg de maconha na BR-470, em Bento Gonçalves

A droga estava escondida no porta-malas de um carro com placas de Porto Alegre; as…

18 minutos ago

Acusado de incendiar casa da ex-companheira em Farroupilha é preso em Porto Alegre

Indivíduo, de 44 anos, cometeu o crime na madrugada do dia 13 de abril

43 minutos ago

Morre segunda vítima de grave acidente na BR-470, em Nova Prata

Homem de 53 anos morreu no hospital; Colisão frontal também causou a morte de uma…

2 horas ago

Preso em Novo Hamburgo por planejar ataque em show no RJ é solto após pagar fiança

Conforme o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), o pagamento foi arbitrado…

2 horas ago

Laudo técnico aponta falhas construtivas e isenta moradores de sobrados interditados em Caxias do Sul

O relatório isenta os moradores, indicando que intervenções como o fechamento de sacadas não influenciaram…

2 horas ago

Planta-zebra: folhas com listras elegantes e cresce até em banheiros com pouca luz

Em meio à infinidade de plantas ornamentais que conquistam os apaixonados por verde, a planta-zebra…

2 horas ago

This website uses cookies.