Geral

Exército inicia montagem de ponte provisória entre Lajeado e Arroio do Meio

O Exército Brasileiro iniciou nesta semana a montagem da ponte metálica que será a alternativa para cargas pesadas fazerem a travessia sobre o Rio Forqueta entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. A obra é executada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE CMB) e terá 60 metros de comprimento, com capacidade para suportar até 80 toneladas.

A nova ponte servirá para o tráfego de caminhões, ônibus e outros veículos com cargas pesadas. Conforme a Prefeitura de Lajeado, o município já investiu mais de R$ 200 mil na obra, enquanto Arroio do Meio ficou responsável pelo acesso do outro lado do Forqueta. Agora, caberá também à Prefeitura de Lajeado providenciar as melhorias da via de acesso.

A estimativa do 3º BE CMB é concluir a montagem da ponte em até 25 dias. Ela ficará instalada no local de forma provisória até que seja concluída a obra da ponte sobre o Rio Forqueta na ERS 130, que ruiu na enchente de maio e cuja conclusão está prevista para dezembro.

Enquanto o Exército monta a estrutura, a Prefeitura de Lajeado trabalha na melhoria do acesso ao local da ponte, que ocorre pela rua Romeu Júlio Scherer. Em Arroio do Meio, o acesso à futura ponte se dá pela Estrada Linha Umbú à Forqueta Baixa.

Em comum acordo, os municípios de Lajeado e Arroio do Meio decidiram que nos primeiros 15 dias a ponte poderá ser utilizada por veículos leves e pesados e depois desse período será analisada se a utilização da ponte será mantida também para os veículos leves. Atualmente, os veículos leves podem utilizar a Ponte de Ferro, que foi reconstruída após a enchente de maio e é hoje a única ligação entre Lajeado e Arroio do Meio.

Já os veículos pesados, por não poderem utilizar a Ponte de Ferro, têm utilizado como rota o deslocamento até Estrela pela BR 386, acessando a ERS 129 e seguindo em direção à Colinas e depois passando por Roca Sales pela mesma ERS 129 para chegar à região alta do Vale do Taquari.

Fonte: Correio do Povo

Leia também: DNIT confirma cancelamento da obra para instalação de ponte provisória entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis

Prefeitos dividem tarefas para erguer ponte provisória entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis; ministro não participou do encontro

 

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

13 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

41 minutos ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

53 minutos ago

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

2 horas ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

3 horas ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

3 horas ago

This website uses cookies.