Geral

Espanha pode se tornar o primeiro país da Europa a aprovar licença menstrual

A Espanha pode se tornar o primeiro país europeu a aprovar uma legislação que concede a mulheres que sofrem de dores graves durante o período menstrual o direito de solicitar uma licença médica do trabalho. A medida faz parte de um projeto de lei que será encaminhado ao Executivo espanhol na próxima semana. O ponto principal do projeto de lei é a ampliação do acesso ao aborto pelas mulheres espanholas. Segundo o texto, a lei pretende permitir que jovens a partir dos 16 anos tenham acesso ao procedimento sem a autorização dos pais. Busca ainda garantir que o aborto seja realizado em hospitais públicos.

A proposta, no entanto, tem capítulos dedicados a outros temas da saúde feminina. Um desses trechos trata da menstruação e concede às mulheres o direito de tirarem licenças médicas de até três dias enquanto durar o fluxo menstrual. A secretária de Estado da Espanha para a Igualdade, Angela Rodriguez, é um dos principais nomes por trás do projeto. Ela afirmou que o direito à licença deve ser concedido às mulheres que sofrem de cólicas e outras dores graves.

“Quando o problema não pode ser resolvido clinicamente, acreditamos que é muito sensato que haja [o direito a] uma incapacidade temporária associada a esse problema. É importante esclarecer o que é uma menstruação dolorosa. Não estamos falando de um leve desconforto, mas de sintomas graves como diarreia, fortes dores de cabeça, febre. Há um estudo que diz que 53% das mulheres sofrem de menstruação dolorosa e, entre as mais jovens, esse percentual chega a 74%. Isso é inaceitável e deve causar uma reflexão para os médicos e a sociedade”, afirmou a secretária.

As licenças menstruais já são reconhecidas em alguns países, entre eles Japão, Taiwan, Indonésia, Coreia do Sul e Zâmbia.

Fonte: Jornal O Sul

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

16 minutos ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

51 minutos ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

51 minutos ago

Como agir se uma jaguatirica aparecer perto do sítio ou condomínio

Avistou uma jaguatirica perto do sítio? Veja o que fazer para proteger sua família e…

55 minutos ago

Misture limão e sal para deixar a pia brilhando sem esforço

Aquela pia opaca, com manchas de gordura ou pontos escurecidos ao redor do ralo pode…

1 hora ago

4 dicas para manter o pau-d’água saudável em ambientes com pouca luz

Saiba como cuidar do pau-d’água mesmo em ambientes escuros com essas 4 dicas práticas e…

1 hora ago

This website uses cookies.