Geral

Energia solar reduz em 80% o consumo do Lar do Ancião de Bento Gonçalves

Há cerca de dois anos, em setembro de 2019, o Lar do Ancião de Bento Gonçalves deu início ao sistema de energia solar, ou sistema fotovoltaico. O projeto denominado “Amigos do Lar, Amigos do Sol”, consistiu na instalação de placas fotovoltaicas, com o objetivo de reduzir significativamente o consumo de energia elétrica da entidade.

Em entrevista ao Grupo RSCOM, o presidente do Lar, José Foresti, revelou que, com a instalação das placas, foi possível reduzir de 70% a 80% o custo de energia elétrica da instituição. “Nós pagávamos em torno de 8.000 a 10.000 reais de conta de luz, e hoje nós pagamos em torno de 2 mil reais. Este foi um projeto muito significativo e valioso, graças a toda comunidade, e que vem auxiliando muito na qualidade dos serviços prestados aos nossos idosos”, explicou.

Em parceria com o Rotary Cub Planalto de Bento Gonçalves e a Multi Aquecimento e Energia, com o apoio da Agência Experimental da Faculdade Cenecista de Bento, o projeto baseia-se em 210 placas fotovoltaicas, que reduzem o equivalente a 66Kwp. O investimento total foi de cerca de R$ 250 mil. De acordo com Foresti, o projeto foi custeado por parceiros que doaram placas, sem oneração extra para o Lar. Os doadores receberam um certificado de participação no projeto e seus nomes foram eternizados em um memorial que foi anexado ao prédio da instituição.

A sustentabilidade é uma das principais características do sistema de energia solar. A energia produzida com o equipamento não polui o meio ambiente e tem como base a luz solar, uma fonte limpa, infinita e renovável. Outro grande benefício é a economia na conta de luz, que pode chegar a até 95%. O sistema funciona da seguinte maneira: durante o dia, os raios solares que incidem sobre as placas são absorvidos e convertidos em energia elétrica de corrente contínua. O inversor capta essa corrente contínua e a transforma em corrente alternada, estando pronta para o consumo. Quando a energia gerada é maior do que a quantidade consumida, o excedente é injetado na rede de distribuição, acumulando créditos que podem ser usados em até cinco anos para o abatimento no valor de contas futuras.

O Lar do Ancião é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Idealizado por um grupo de pessoas da comunidade, teve início a partir de 1981 e abriu suas portas em 1990. Atualmente, atende cerca de 60 idosos das mais diferentes condições sociais, frequentemente em situação de vulnerabilidade. O Lar mantêm-se com contribuições dos residentes e de suas famílias, além de doações oriundas de projetos sociais, pessoas físicas e empresas. A entidade fornece a todos os residentes, cuidados nutricionais, médicos, fisioterapêuticos e de enfermagem, em tempo integral. Também são desenvolvidas atividades de educação física e terapia ocupacional, assegurando a continuidade da vida de forma digna.

Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Imagem: Gunther Scholer/Grupo RSCOM
Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM
Imagem: Patrícia Larentis/Grupo RSCOM

Patricia Larentis

Recent Posts

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

17 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

45 minutos ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

57 minutos ago

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

2 horas ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

3 horas ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

3 horas ago

This website uses cookies.