Novidade foi oficializada pelo cônsul-geral de Porto Alegre, Valerio Caruso (D) e pelo cônsul honorário de Caxias do Sul, Gelson Castellan | Fotos: Luca Roth/Grupo RSCOM
Os cidadãos italianos de Caxias do Sul deverão contar com uma maior agilidade na hora de emitir ou renovar o seu passaporte, a partir desta sexta-feira (25). O Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre inaugurou, durante cerimônia na manhã de hoje, um aprimoramento no serviço de coleta de dados da circunscrição caxiense, que passa a utilizar a tecnologia de biometria. O ato aconteceu na sede do Consulado Honorário Italiano de Caxias, na CIC (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços).
Em um primeiro momento, a novidade terá foco nas solicitações de pessoas com idade até 18 anos e acima dos 60, pessoas com deficiência (PcD) e cidadãos italianos com comprovada urgência. Segundo o cônsul-geral, o italiano Valerio Caruso, a ideia é fortalecer os serviços consulares interiorizando-os em todo o Rio Grande do Sul, começando por Caxias, um dos berços da comunidade italiana.
Para além disso, o objetivo é proporcionar um tempo estimado de 6 a 7 semanas, no máximo, para confecção do passaporte italiano, conforme Caruso.
“O Consulado de Porto Alegre está fazendo mais de 1.400 passaportes por mês. É um número enorme, que coloca o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre entre os primeiros consulados do mundo por números de passaporte. As filas estão se reduzindo e acho que vão desaparecer nos próximos meses. Estamos antecipado [o atendimento de] muitas pessoas que, antes do nosso mandato (iniciado em 2022) eram agendados até em 2024”, afirma.
De chegada em Caxias do Sul, a tecnologia segue o cronograma de implementações programado pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. A biometria já foi levada ao interior em três oportunidades, passando por Farroupilha, Passo Fundo e Carlos Barbosa no âmbito do projeto “Andiamo” de coleta de impressões digitais.
Os agendamentos deverão ser solicitados pelo e-mail caxiasdosul.onorario@esteri.it, preenchendo no campo assunto “solicitação de passaporte”. Os requerentes receberão as informações sobre a documentação a ser providenciada. Para os cidadãos italianos que não se enquadram nas especificações acima, a orientação é para que façam as solicitações de biometria ao Consulado-Geral, através do endereço passaporti.portoalegre@esteri.it.
“A pessoa chega no Consulado Honorário, tem a coleta das impressões digitais, os funcionários vão para Porto Alegre, nós imprimimos os passaportes e eles voltam para Caxias do Sul. Uma entrega do serviço diretamente na casa dos cidadãos caxienses”, explica o cônsul Valerio Caruso, atentando para facilitar o translado do público atendido inicialmente.
O cônsul honorário de Caxias, Gelson Castellan, destaca que a unidade da maior cidade da Serra Gaúcha planeja ampliar seus serviços gradualmente, ao passo que conduz estrategicamente as relações institucionais com empresas e organizações. Ele lembra que, dos poucos mais de 100 mil italianos que habitam no Rio Grande do Sul, aproximadamente 30 mil são atendidos pela circunscrição caxiense.
“Temos uma cota inicial 50 unidades [de passaportes] para maiores de 60 anos e menores de 18 anos. Nós precisamos experimentar, nos acostumar com a atividade. Nós temos que ser conduzidos pelo Consulado de Porto Alegre. Sermos um clone, tentar fazer o que ele faz, respeitando nossa estrutura e números”, observa Castellan.
Participaram da solenidade a vice-prefeita Paula Ioris, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Don José Gislon, o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Leonardo Rech e o presidente da Randon S.A., Daniel Randon, além de integrantes do empresariado caxiense.
Em caso de chuva os trabalhos serão suspensos e iniciados com dia favorável
Confira o horóscopo de segunda-feira com foco em decisões práticas, produtividade e relações sólidas para…
O acidente ocorreu neste sábado (03) a noite no km 12 da rodovia
Desde 2023 o investimento supera R$ 120 milhões
Além da substância, foram encontrados dois celulares e recolhido o veículo
This website uses cookies.