Chuva de diamantes - Foto: XFEL europeu / Tobias Wüstefeld
Para que a chuva de diamantes ocorra, é necessário que a temperatura seja extremamente baixa e pressão seja muito alta nessas atmosferas, de forma que os hidrocarbonetos sejam quebrados, permitindo que os átomos de carbono se combinem com outros e formem partículas de diamantes sólidos.
A atmosfera gasosa e gelada destes planetas tornaria possível esse fanêmeno fascinante. Mas agora, um novo estudo pode mostrar que a inusitada precipitação possa ocorrer em muitos outros planetas da via láctea.
Esta incrível chuva de diamantes pode acontecer em um sem número de pequenos exo-planetas com atmosfera semelhante a encontrada em Netuno, o que os faz serem chamados de “mini-Netunos”, um dos tipos mais encontrados fora do nosso sistema solar.
Os campos magnéticos assimétricos de Netuno e Urano vem intrigando os cientistas. Mungo Frost, físico e coautor do estudo, sugere a chuva de diamantes pode ajudar a explicar esta característica, pois o fenômeno “pode desencadear movimentos nos gelos condutores encontrados nesses planetas, influenciando a geração de seus campos magnéticos”.
Cientistas acompanharam a formação de diamantes a partir de um material plástico chamado poliestireno. Ao submetê-lo a pressões altíssimas, puderam observar o processo com mais detalhes do que em estudos anteriores. A equipe notou que, embora a pressão intensa e o calor sejam essenciais para a criação de diamantes, esses fatores podem ser menos extremos do que se imaginava. Isso abre a possibilidade de que os diamantes se formem em profundidades menos abissais em outros planetas.
No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…
Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue
Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…
A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…
Soldado Kroth necessita de doação de sangue. Ele está internado há 27 dias e circunstâncias…
Com apelo por união, empatia e políticas públicas efetivas, grupo busca combater abandono e maus-tratos…
This website uses cookies.