Geral

Audiência pública debate emergência climática no Rio Grande do Sul

O estado de emergência climática reconhece a extrema gravidade da ameaça representada pelo aquecimento global e envolve a adoção de medidas para conseguir reduzir as emissões de carbono a zero num prazo determinado e exercer pressão política aos governos para que tomem consciência sobre a situação de crise ambiental.

Em sua manifestação inicial, o deputado Matheus Gomes afirmou que a urgência número 1 é a preservação ambiental e a construção de um plano de transição, que posicione o Rio Grande do Sul na luta contra o aquecimento global e seus efeitos. Ele apresentou o PL23/2023, que reconhece o estado de emergência climática e estabelece a meta de neutralização das emissões de gases de efeito estufa no estado até 2050 e prevê a elaboração de plano para a transição sustentável.

Na sequência, a juíza federal Rafaela Santos descreveu as principais certezas científicas sobre os impulsionadores de mudanças observadas na atmosfera, como o aumento do metano (CO2) e óxido nitroso (N2O) na natureza, durante a era industrial. Conforme ela, as mudanças climáticas, aceleradas pelo homem, atingem especialmente as populações mais vulneráveis.

Também a deputada Laura Sito (PT) atacou a falta de projetos e ações que apoiem a decretação da emergência climática. Ela propôs a criação de um Grupo de Trabalho sobre o assunto, junto com um seminário que aprofunde o debate sobre emergência climática.

Representando a ONG Eco pelo Clima, Renata Padilha expôs carta aberta à população gaúcha, elaborada pela entidade, que exige ações governamentais para reduzir os efeitos danosos da crise ambiental. Ela propôs a criação do Fórum Popular pelo Estado de Emergência Climática. “É preciso agir e não continuar brincando de sustentabilidade”, salientou..
Se manifestaram o representante da Agapan, Heverton Lacerda; o cacique kaingang Santiago; o representante da Eco pelo Clima Pedro Cordeiro (menino de 9 anos), entre outras entidades de defesa do ambiente natural.

Redação Leouve

Recent Posts

PRF prende motociclista por tráfico de drogas após fuga em Caxias do Sul

Na tarde deste sábado (26), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem por tráfico de…

59 segundos ago

Homem morre após ser baleado em Carlos Barbosa

Ele foi levado ao hospital de Carlos Barbosa, mas não resistiu aos ferimentos

40 minutos ago

Sepultamentos do sábado (26) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

1 hora ago

Um ano de desafios e esperança: Serra Gaúcha após a maior tragédia climática do RS

População serrana enfrenta o desafio da reconstrução em meio a perdas e superação

2 horas ago

Previsão do tempo para o domingo (26)

A chegada da frente fria trará, no geral, uma chuva muito irregular e com poucos…

4 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 27 de abril

Hoje é o Dia Mundial do Design GráficoA santa do dia é Santa Zita. A…

4 horas ago

This website uses cookies.