Geral

Assim como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pinto Bandeira também registraram tremores

Quatro pequenos tremores foram registrados na madrugada desta segunda-feira (13) no Rio Grande do Sul pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), com dados do Observatório Sismológico da UnB e do Centro de Sismologia da USP. Os eventos, de magnitudes 2,3 e 2,4 na Escala Richter, ocorreram em Caxias do Sul, Pinto Bandeira e Bento Gonçalves, todos na Serra Gaúcha.

Moradores de alguns bairros em Caxias do Sul, como Madureira, Universitário, Jardim América e Pio X, se assustaram com os tremores, mas nenhuma interdição foi necessária, de acordo com o Corpo de Bombeiros, que recebeu 200 chamados entre 3h e 4h. Segundo o geólogo e ex-secretário do Meio Ambiente de Caxias, Nerio Susin, esses fenômenos não têm potencial para causar danos estruturais significativos.

O primeiro tremor na Serra foi registrado pelos simógrafos da UnB e USP à 1h48 desta segunda com magnitude de 2,4 e com epicentro em Bento Gonçalves. O segundo se deu às 2h37 com magnitude de 2,3 em Pinto Bandeira. O terceiro, por sua vez, ocorreu em Caxias do Sul às 2h58 com magnitude de 2,8, o que foi seguido cinco minutos depois por outro abalo com a mesma magnitude também em Caxias.

Conforme o sismólogo Bruno Collaço, da USP, embora seja raro, não se pode descartar uma possível relação entre os tremores e as chuvas extremas e inundações recentes no estado. No entanto, são necessários estudos mais aprofundados para confirmar as causas desses eventos

“Em geral, seriam necessários alguns meses depois das chuvas para tremores desse tipo ocorrerem, mas não se pode descartar essa possibilidade. De qualquer forma, são necessários estudos aprofundados para afirmar com precisão as causas desses sismos”, destaca Bruno.

A região do Rio Grande do Sul possui um histórico de ocorrência de tremores de terra de magnitudes entre 2.0 e 3.0 na Escala Richter. Nos últimos dez anos, a região da Serra Gaúcha registrou 27 sismos. “Portanto, é mais provável que esses sismos tenham causas naturais”, afirma a rede sismográfica.

*Com informações de MetSul

Veja também:

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Morre PM de Caxias do Sul ferido em explosão em depósito da Defesa Civil

O acidente aconteceu no dia 3 de abril de 2025, quando o soldado Alberto Luiz…

9 minutos ago

Truque com arroz cru para eliminar umidade de armários e gavetas

Aprenda como usar arroz cru para eliminar a umidade de armários e gavetas com um…

17 minutos ago

Advogado de Caxias do Sul disputa vaga de desembargador no TRE-RS

Donato integra a lista sêxtupla formada pelo Conselho da Magistratura do TJRS, após votação entre…

17 minutos ago

Em dois anos de operações, CSG já investiu quase R$ 300 mi em melhorias nas rodovias da Serra e do Vale do Caí

Do ponto de vista econômico, a empresa destinou mais de R$ 50 milhões em impostos…

37 minutos ago

Como cultivar dracena sem excesso de água com 4 passos simples

Veja como cultivar dracena sem excesso de água em 4 passos simples e evite folhas…

37 minutos ago

MPRS ouvirá vítimas já identificadas do ‘predador sexual de Taquara’

O atendimento vai acontecer à medida que os expedientes forem encaminhados ao MPRS

47 minutos ago

This website uses cookies.