Geral

Após polêmica, acordo garante a manutenção da antiga Casa Dal Bó, em Garibaldi

Após grande polêmica sobre a demolição da antiga Casa Dal Bó, em Garibaldi, o Poder Público, Ministério Público e a proprietária do imóvel, firmaram nesta quinta-feira (1º), um termo de ajustamento de conduta (TAC) para a manutenção da edificação. A demolição da casa, em novembro de 2022, foi interrompida para que os órgãos públicos chegassem a uma melhor solução ao impasse.

Leia mais em:
Justiça suspende demolição de casa histórica em Garibaldi

Pelo documento, a gestão municipal se compromete a tomar providências para que as edificações que constituem o Patrimônio Histórico e Cultural Municipal não sejam reformadas, ampliadas, nem sofram qualquer intervenção sem parecer favorável da Comissão e do Conselho que tratam do tema. Além disso, sua demolição fica proibida, a menos que apresente risco iminente de desabamento e sem possibilidade de recuperação.

O documento prevê ainda que a proprietária da casa fica condicionada a implantar medidas mitigatórias de urgência, como a elaboração de um plano de manutenção predial, com indicação de ações necessárias para assegurar a conservação da edificação. Conforme o acordo, ficarão mantidas as características originais e as condições de habitabilidade e moradia, conservando e mantendo o imóvel na perspectiva da preservação do patrimônio histórico.

“Nossa administração está comprometida com o patrimônio histórico e a cultura da nossa cidade, mas, acima de tudo, com o que é justo, legal e transparente, sempre voltado para o bem comum. Não medimos esforços para chegar até aqui – numa solução dialogada e construída com o Ministério Público e a proprietária – que certamente beneficiará a comunidade garibaldense e a nossa cultura”, afirma o prefeito Sérgio Chesini.

Segundo o promotor de Justiça de Garibaldi, Paulo Adair Manjabosco, com a manifestação da proprietária de não mais demolir e sim de recuperar a casa, foi pactuado o compromisso de a mesma elaborar e apresentar ao município um plano de manutenção predial, de acordo com as normas da ABNT, além do cumprimento de forma a não permitir o avanço das condições que comprometem a casa. “Cabe ao município tomar providências administrativas internas necessárias para que o patrimônio histórico seja preservado e as obras sejam seguidas devidamente”, esclareceu.

Sobre a casa

A Casa Dal Bó foi o segundo prédio em alvenaria de Garibaldi. Construído por Miguel Nejar, abrigou as irmãs de São José de Chambéry, vindas da França e que lá começaram a lecionar em 1899. Funcionou também como farmácia e hospital. Após, foi comprado pelo advogado Vicente Dal Bó – prefeito de 1935 a 1949 – e abrigou a prefeitura, delegacia e cadeia, até 1939. Atualmente, a casa vem sendo utilizada por familiares da família Dal Bó.

Família Dal Bó/Arquivo familiar
Vicente Dal Bó/Arquivo familiar

Foto de capa: Prefeitura de Garibaldi/Divulgação
Fotos: Arquivo familiar/Família Dal Bó

Casa Dal Bó



 

Felipe Vicari

Recent Posts

Como proteger seus pets do encontro com um teiú no quintal

Saiba como evitar encontros perigosos entre seus pets e um teiú no quintal com dicas…

19 minutos ago

Vinagre com detergente: a mistura caseira que acaba com formigas em minutos

Aprenda como usar vinagre com detergente para eliminar formigas em minutos com essa mistura poderosa…

35 minutos ago

Romaria de Caravaggio, em Farroupilha, terá venda antecipada de passagens; confira valores

Durante os dias da festa também será possível adquirir passagens, seja nas rodoviárias e nos…

39 minutos ago

Morre PM de Caxias do Sul ferido em explosão em depósito da Defesa Civil

O acidente aconteceu no dia 3 de abril de 2025, quando o soldado Alberto Luiz…

1 hora ago

Truque com arroz cru para eliminar umidade de armários e gavetas

Aprenda como usar arroz cru para eliminar a umidade de armários e gavetas com um…

1 hora ago

Advogado de Caxias do Sul disputa vaga de desembargador no TRE-RS

Donato integra a lista sêxtupla formada pelo Conselho da Magistratura do TJRS, após votação entre…

1 hora ago

This website uses cookies.