Geral

Ações de combate ao mosquito borrachudo devem começar em setembro em Farroupilha

Visando controlar a proliferação do mosquito borrachudo a secretaria de Saúde de Farroupilha, através do Setor de Combate e Controle ao Simulídeo, conhecido como mosquito borrachudo, divulgou o cronograma de distribuição do Bacillus thuringiensis var. israelenses (BTI) aos aplicadores voluntários em todo o município.

Como ocorre de costume, a distribuição do BTI será feita aos líderes comunitários voluntários, que redistribuirão aos moradores em suas comunidades, reforçando as orientações da maneira correta para se realizar a aplicação do produto, lembrando a importância que sejam respeitadas as dosagens e o método para aplicação conforme levantamentos feitos após a verificação de vazão do arroios ou córregos nestes locais.

A prefeitura disponibilizará 300 litros do insumo, para a primeira etapa de combate, que tem previsão para distribuição a partir da data de 17 de agosto, tendo como cronograma: 1ª aplicação prevista para o dia 12 de setembro, 2ª aplicação prevista para o dia 26 de setembro e 3ª aplicação para 10 de outubro, finalizando o ciclo das três doses nesta primeira fase de distribuição.

Conforme o coordenador do setor, Juelci de Souza, o departamento realizou pesquisas de campo em comunidades do município, para poder ter um controle e maior precisão da necessidade de distribuição, verificando-se que estavam dentro dos parâmetros de avaliação do estado.

“Também foi verificado que como houve um longo período de estiagem e agora incia uma época de frio intenso e chuvoso, existe uma diminuição significativa nos casos de ataques de mosquitos, o que auxiliou para que a distribuição fosse feita conforme o cronograma definido, lembrando que foi feita a medição da vazão dos arroios e córregos e refeitos os cálculos e as metragens de aplicação, dessa forma otimizando o rendimento e a eficácia do insumo”, explica o coordenador.

As pessoas que quiserem aderir ao programa ou obterem mais informações caso não tenham o contato do representante na sua comunidade, podem entrar em contato com o setor de Combate e Controle ao Simulídeo pelo telefone 3261 7914.

Cristiano Lemos

Recent Posts

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

24 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

52 minutos ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

1 hora ago

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

2 horas ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

3 horas ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

3 horas ago

This website uses cookies.