(Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)
A supressão de dois exemplares de jacarandás, na sexta-feira (24), na Rua Bento Gonçalves, na quadra entre as ruas Feijó Júnior e Coronel Flores, foi necessária pela ocorrência de um acidente provocado por caminhão-baú. Relatório elaborado pelo Corpo de Bombeiros Militar, responsável pela retirada, aponta que o veículo atingiu a base de uma das árvores, que ficou totalmente comprometida, e prejudicou outra, que apresentava risco de queda.
No documento enviado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), o tenente-coronel Maurício Ferro Corrêa, responsável pelo comando do 5º Batalhão da Brigada Militar, e o major Lucio Junes Lemes da Silva, subcomandante da guarnição, enfatizam que não houve supressão irregular de nenhuma das árvores, pois a situação configurava risco iminente a usuários, veículos e edificações. O corte das duas árvores, segundo o relatório, foi necessário para garantir a segurança dos usuários e proteger o patrimônio das pessoas.
Os oficiais ainda reforçam que nos casos em que não há a configuração de risco iminente de tombamento de árvores, o Corpo de Bombeiros Militar tem como procedimento direcionar as solicitações para o órgão municipal. No caso específico, no entanto, foi necessária a imediata ação da corporação para garantir a integridade física e a vida das pessoas, bem como proteger o patrimônio – residências e veículos. Também informam que a guarnição de serviço foi acionada para atender a ocorrência.
Já a Secretaria do Meio Ambiente acompanhou a situação por meio da fiscalização, que havia recebido denúncia de um provável corte irregular de jacarandás. Durante a averiguação, fiscais confirmaram o incidente causado por caminhão, que atingiu um dos exemplares, quebrando a sua base e instabilizando-o, pois ficou escorado no veículo, estendendo o prejuízo à segunda árvore, o que levou à supressão pelo Corpo de Bombeiros.
O terceiro jacarandá foi avaliado na mesma data pelo engenheiro florestal Müller Fabrício Souza Damasceno, do setor técnico da Semma. A constatação é de que o exemplar encontrava-se em mau estado (seco) e com avarias causadas pelo efeito dominó, levando à autorização formal para a supressão.
De acordo com o secretário João Osório Martins, haverá plantio compensatório no mesmo local, correspondente a uma muda por exemplar suprimido, conforme estabelece a legislação vigente, em razão de o jacarandá ser espécie exótica. “O plantio ocorrerá nas próximas semanas, pois é necessário concluir o trabalho de corte do exemplar seco e avariado, para, após, realizar a abertura dos canteiros para receberem as novas mudas”, explicou.
Martins também destacou o pronto atendimento por parte do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, evitando consequências mais graves, bem como a Secretaria de Trânsito, que auxiliou no isolamento do local. Ainda citou as equipes da Semma que se deslocaram ao local para averiguação, licenciamento e recolhimento dos resíduos gerados.
Débora Rodrigues dos Santos, acusada pelo STF de participar do de 8 de janeiro de 2023…
Condenado a 16 anos e 4 meses de prisão, o homem estava foragido desde 2020
As atividades temáticas de Hip Hop acontecem neste domingo (27), na Escola Municipal de Ensino…
Time treinado por Fábio Matias segue sem pontuar fora de casa no Brasileirão
Incêndio aconteceu em um beco no bairro Esplanada, na zona sul da cidade; Apesar do…
O ex-presidente Bolsonaro continua recebendo alimentação exclusivamente por via intravenosa, sem previsão de retomada da…
This website uses cookies.