Em resumo, trata-se da troca periódica da posição dos pneus entre os eixos dianteiro e traseiro, de modo a distribuir o desgaste de forma homogênea. Cada eixo exerce funções distintas no veículo, o que resulta em diferentes tipos de desgaste:
O rodízio corrige essa diferença, promovendo um desgaste equilibrado e evitando o desgaste prematuro dos pneus, especialmente nas bordas.
A periodicidade ideal para o rodízio de pneus varia de acordo com o manual do proprietário do seu veículo e com as recomendações do fabricante dos pneus. Em geral, a frequência recomendada é de a cada 5.000 km a 10.000 km, mesmo que não haja sinais visíveis de desgaste. Lembre-se, consultar o manual do seu veículo é fundamental para obter a orientação específica para o seu carro.
As formas de rodízio dependem do tipo de tração:
Tração dianteira:
Tração traseira:
Tração nas quatro rodas:
Veículos com pneus de medidas diferentes:
Investir no rodízio de pneus é um investimento na sua segurança, no seu bolso e no desempenho do seu veículo. Com um pouco de cuidado e atenção, você garante quilômetros de tranquilidade e economia nas estradas.
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