Estado

Réus de assalto a bancos em Ibiraiaras são condenados a 263 anos de cadeia

Os três réus denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por assalto a agências bancárias em Ibiraiaras, na região Nordeste do Estado, em 2018, foram condenados pelo Tribunal do Júri de Lagoa Vermelha. O julgamento durou três dias e encerrou na madrugada deste sábado (07). Eles foram acusados de tentativas de homicídio contra policiais e latrocínio do gerente de um banco, entre outros crimes.

Os réus Rogério da Silva Barcelos e Anderson Maurício de Jesus Ávila, foram condenadas a 99 anos e quatro meses de prisão, cada um. Já Felipe Arnoldo de Oliveira, foi sentenciado a 65 anos e 15 dias de prisão. As três penas devem ser cumpridas em regime fechado. O trio está preso desde dezembro de 2018, quando ocorreram os assaltos.

Segundo o processo, eles realizaram assaltos simultâneos às agências do Banco do Brasil e Banrisul da cidade. Os fatos resultaram na morte de um dos gerentes do BB, um dos cinco reféns levados no porta-malas dos veículos dos assaltantes após a fuga. Durante os roubos, os acusados formaram um cordão humano com os clientes e funcionários dos bancos, com a intenção de evitar a atuação policial.

O júri começou na última quarta-feira (04) e foi presidido pelo juiz Fabiano Zolet Baú, que leu a sentença por volta das 02h10 deste sábado. Foram ouvidas em plenário 18 vítimas, mais cinco testemunhas e os três réus. Pelo Ministério Público atuou o promotor Henrique Rech Neto.

Além do crime de latrocínio contra o funcionário e dos delitos de roubo, eles responderam ao processo criminal por tentativas de homicídio, porte de armas e munições (de uso permitido, de uso restrito e com supressão de marca), posse de artefatos explosivos, receptação de veículos e de coletes balísticos, disparo de arma de fogo, dano e organização criminosa armada.

Crime

De acordo com a denúncia do MP, os réus planejaram, juntamente com outros indivíduos, divididos em grupos, os assaltos simultâneos às agências na região central de Ibiraiaras, ocorridos em 3 de dezembro de 2018. Antes dos roubos, tiveram acesso a armas de fogo e artefatos explosivos.

Rogério e Anderson estiveram nas agências, enquanto Felipe ficou encarregado de aguardar em ponto pré-estabelecido para o transporte do material roubado. Durante os assaltos, além de formarem o cordão humano, os homens agrediram um funcionário do Banco do Brasil e derramaram gasolina sobre ele, sob ameaça, para que abrisse o cofre do banco. Além disso, quebraram celulares e subtraíram bens de clientes.

Houve disparos de arma de fogo durante os assaltos e na fuga. Ao saírem dos locais, fugiram levando reféns, três gerentes de banco e dois clientes. No transporte dos objetos roubados, entraram em confronto com a polícia. Durante o confronto, parte dos envolvidos foi morta em uma mata, local para onde fugiram.

Fernando Santos

Recent Posts

Confira quais são os 80 bairros que podem ficar sem água em Caxias do Sul nesta quarta-feira (23)

Parada programada na Estação de Bombeamento Faxinal será feita para troca de válvula com vazamento

26 minutos ago

Sobe para dez o número de feminicídios no RS durante o feriadão

O caso mais recente aconteceu no início da tarde desta segunda-feira, em Pelotas, na região…

26 minutos ago

Abertas inscrições para Desfile Cultural da 20ª Fenavinho, em Bento Gonçalves

Grupos têm até 5 de maio para participar da homenagem cultural com temática "Vinho, Terra…

1 hora ago

“Terá que ser um Papa bastante diplomático”, diz reitor do Santuário de Caravaggio sobre sucessor de Francisco

Padre Ricardo Fontana apontou causas como conflitos armados, economia mundial, instabilidades no Oriente Médio e…

2 horas ago

A Última Oração De Francisco

Desde o instante em que escolheu o nome Francisco, Bergoglio indicava o rumo que desejava…

2 horas ago

Após acidente, carro cai em valeta no trevo de Fazenda Souza, em Caxias do Sul

Colisão entre veículos causou apenas danos materiais

3 horas ago

This website uses cookies.