Comportamento

UCS Bento lança curso de graduação em Enfermagem

O Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi UCS) reforçou seus vínculos regionais com a produção do conhecimento e a promoção do desenvolvimento sustentável ao demarcar o lançamento do curso de Enfermagem em Bento Gonçalves, em solenidade na noite de 16 de maio. A graduação passa a integrar a oferta de cursos superiores da UCS Bento a partir de agosto, estabelecendo para a cidade e região uma formação na área da vida com a chancela de uma das mais respeitadas universidades brasileiras.

A qualidade do ensino da UCS foi um dos pontos ressaltados durante a inauguração do curso, ocorrida em meio à programação da Semana da Enfermagem. “Estaremos oferecendo uma formação de qualidade para toda região, proporcionando profissionais que, junto com o curso, trarão um grande impacto para a promoção da saúde e da qualidade de vida na região”, disse o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis. O professor também lembrou que a chegada do curso coincide com uma importante data para a universidade. “Em 1993, foi estabelecido o termo de comodato da UCS com a Fervi, então, nesse aniversário de 30 anos, nós estamos comemorando com o lançamento do curso”, prosseguiu.

Para instalar o curso, a UCS Bento realizou investimentos de cerca de R$ 1 milhão no Laboratório de Habilidades, equipados com manequins de última geração para as futuras práticas dos alunos. Junto com os demais laboratórios e a infraestrutura do campus, além do projeto pedagógico e da qualidade do corpo docente, o curso surpreendeu os técnicos do Ministério da Educação, que avaliaram o novo curso da UCS Bento com o conceito máximo (nota 5). “Passamos por um processo avaliativo e tivemos a autorização da oferta por meio do reconhecimento e do conceito de excelência. Poucas instituições recebem esse conceito que recebemos”, lembrou a pró-reitora de Graduação da UCS, Flávia Fernanda Costa.

Ela também destacou o compromisso da universidade com a excelência do ensino, observando as particularidades da região para instalar um curso capaz de atender às demandas locais. “O processo pedagógico foi constituído atendendo às especificidades da região onde estamos inseridos. Isso é contribuir com a região. A UCS celebra com a comunidade a oferta desse curso e reafirma seu compromisso como instituição comunitária que tem como finalidade contribuir com o desenvolvimento regional, seja no âmbito social, econômico, tecnológico, educacional e da vida também”, disse a pró-reitora.

Para colocar em prática o curso, a universidade conta com parcerias da comunidade, como o Hospital Tacchini e a Secretaria Municipal da Saúde. As instituições cumprem um importante papel na formação dos acadêmicos, já que o curso é constituído em sua maior parte por vivências práticas, como destacou a coordenadora do curso de Enfermagem da UCS em Caxias do Sul, Isabel de Melo. “Temos uma base teórica forte, mas o que temos de mais forte são as práticas, nosso curso é 70% prático”, ressaltou.

O corpo docente do curso bacharelado em Enfermagem é formado por professoras mestres e doutoras, com grande experiência na assistência. Isso é um diferencial do curso, com os professores juntos aos alunos acompanhando os acadêmicos nos campos práticos. “Temos uma tradição em Caxias, onde o curso existe há mais de 60 anos. Muitos dos nossos egressos garantem emprego antes da colação de grau. A região merece esse curso e profissionais formados pela UCS, que certamente farão a diferença no mercado”, destacou Isabel.

O curso de bacharel em Enfermagem terá oferta de 40 vagas neste primeiro momento, com aulas no período tarde-vespertino (práticas) e de noite (teóricas). A duração é de cinco anos. “Dentro deste fortalecimento da saúde, a universidade tem trabalhado muito com a inserção dos acadêmicos dentro da comunidade. Isso vai fazer com que esse futuro egresso possa estar preparado para a comunidade”, disse a coordenadora do curso de Enfermagem da UCS Bento, Daiane Vergani.

As coordenadoras da graduação em enfermagem Isabel de Mello eDaiane Vergani
Fabiano Larentis é o sub reitor do CARVI
Flavia Fernanda Costa é próreitora de graduação da UCS
Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Motorista de Caxias do Sul morre em capotamento de caminhão na ERS-126, em Ibiraiaras

Condutor morreu no local após o caminhão que dirigia sair da pista e capotar na…

36 minutos ago

Câmara aprova projeto que aumenta número de deputados

A proposta do relator é estabelecer o número de 531 deputados a partir de 2026. A…

1 hora ago

Cardeais recebem apelo por unidade antes do conclave

Eleição contará com 133 cardeais eleitores

2 horas ago

Homem é preso em Farroupilha com caminhão envolvido em caso de estelionato em Santa Catarina

O motorista informou aos militares que estaria levando o veículo para a cidade de Tio…

2 horas ago

Recuperado de lesão muscular, centroavante volta aos treinos do Juventude

Após três semanas de tratamento, Matheus Babi poderá voltar a vestir a camisa alviverde

2 horas ago

Inter viaja para enfrentar o Atlético Nacional, na Colômbia

Meia Alan Patrick não teve lesão constatada e integra a delegação colorada

3 horas ago

This website uses cookies.