Comportamento

Prefeitura de Farroupilha encaminha pedido ao TCE para suspender liminar sobre a nova plataforma de saúde

Um documento obtido com exclusividade pela reportagem do Portal Leouve mostra que a prefeitura de Farroupilha encaminhou, nesta segunda-feira (06) um documento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) em que solicita a revogação do mandato de segurança, expedido em 6 de março, que suspendia a compra e os pagamentos da nova plataforma de saúde para a cidade que estava sendo adquirida da empresa mais Vida Soluções em Saúde Eireli. O valor do contrato e da causa é de R$ 5.732.000,oo.

Conforme o documento, assinado pleo assessor jurídico da prefeitura Vinicius Filipini, o pedido baseia-se em no fato do município encontrar-se em estado de calamidade pública no combate a Covid-19. A administração afirma que o serviço prestado pela Mais Vida é essencial e se embasa em plano de contingência, identificação automática de prioridade em atendimento, controle de acesso, monitoramento de pacientes e demais produtos que a nova plataforma entregaria para a cidade.

O documento ainda cita que “Se persistirem os efeitos da referida suspensão, o direito à saúde, essencial e fundamental para a execução de demais direitos, especialmente, no que diz respeito a efetivação de uma vida digna, sofrerá graves consequências, sobretudo de difícil e inconsistente reparação, diante do enfrentamento ao Coronavírus (COVID-2019)”.

A prefeitura também alega que em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a disseminação do novo coronavírus como uma pandemia mundial, acarretando a ocorrência do estado de calamidade, tanto pelo Rio Grande do Sul, quanto por Farroupilha, podendo assim, ocorrer a contratação de obras, serviços e compras em caráter emergencial.

Conforme a prefeitura, junto à essa questão alinha-se os fatos que o contrato já foi parcialmente quitado e que a empresa atendeu a todas as formalidades e apresentou a documentação hábil para poder fornecer os produtos para a cidade.

A empresa MV Sistemas Ltda, que hoje entrega a prestação do serviço na cidade é citada no documento. Conforme ele, o vencimento do contrato será no dia 08 de maio e a  empresa já foi notificada ao menos 10 vezes por não estar cumprindo o contrato. Por esse motivo, segundo a prefeitura, não há como manter ou prorrogar os serviços entregues pela MV Sistemas.

O documento finaliza descartando a opção da contratação de uma terceira empresa, alegando pouco tempo hábil até o final da contrato com a MV Sistemas e com os pedidos de revogação do mandado de segurança e liberação dos pagamentos das parcelas restantes à Mais Vida, visto que, conforme o oficio, o contrato segue ativo.

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE EXPLICAÇÕES

Na manhã desta terça-feira (07), o promotor de Justiça de Farroupilha, Ronaldo de Lara Resende, emitiu um despacho em que pede explicações para a prefeitura sobre os pedido encaminhados ao TCE, em até 24 horas. Na determinação o promotor diz que os pedidos são, em tese, uma afronta a decisão do TCE que, ao suspender os pagamentos, implicitamente suspende também o contrato.

Ainda que, se o chefe do executivo permanecer com a decisão de dar continuidade ao contrato enquanto uma decisão final não for proferida pelo TCE, poderá estar ensejando em crime improbidade administrativa, sem prejuízo da sanção correspondente à pratica de tal crime.

Cristiano Lemos

Recent Posts

Governo confirma recuperação da Rota do Sol com melhorias em acessos de Caxias do Sul e São Francisco de Paula

Secretário Estadual de Logística e Transportes assegurou inclusão de estudo técnico no projeto de recuperação…

16 minutos ago

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

2 horas ago

Mulher é atropelada na faixa de segurança em Bento Gonçalves

Vítima de 36 anos sofreu lesões no ombro, queixo e pernas; ela foi socorrida pelos…

2 horas ago

Homem morre afogado na barragem do Burati, em Farroupilha

Vítima estaria pescando com um amigo

2 horas ago

Em pronunciamento nacional, Lula defende debate sobre fim da escala de trabalho 6×1

Presidente realizou pronunciamento no rádio e na televisão pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira…

3 horas ago

This website uses cookies.