Comportamento

Pesquisadores da UCS lançam guia de acolhimento para migrantes

O Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLet) da Universidade de Caxias do Sul lançou nesta semana o guia Serra Gaúcha para Migrantes. A publicação é destinada a migrantes de diferentes nacionalidades que tenham chegado à Serra Gaúcha, como venezuelanos, cubanos, haitianos, argentinos e senegaleses. O guia apresenta uma visão geral sobre a região, com informações acerca da história, geografia, clima, idioma, além de telefones úteis e serviços públicos. O material também apresenta aspectos sobre agricultura, indústria, arte e cultura, religiosidade, gastronomia, rotas turísticas, festas populares e espaços de lazer.

Serão 3,5 mil exemplares distribuídos de forma gratuita em centros de acolhimento e instituições que recebem migrantes em municípios da Serra Gaúcha, bem como em igrejas que atuam com migrantes, entidades assistenciais e escolas de Educação Básica da rede pública, onde estudam filhos de estrangeiros.

Guia destinado a migrantes será distribuído gratuitamente. (Foto: Divulgação / Universidade de Caxias do Sul)

Informação como acolhimento

De acordo com o coordenador do PPGLet e revisor do guia, professor Márcio Miranda Alves, a intenção é apresentar informações básicas sobre a Serra Gaúcha como forma de acolhimento:

“Muitos chegam com pouquíssima informação, às vezes sabem apenas que aqui faz frio e que se fala a língua portuguesa. Então criamos um panorama com textos objetivos, que dão uma ideia sobre a Serra. Esse trabalho é fundamental para a Universidade como um todo, porque concretiza projetos de pesquisa que saem do plano conceitual e teórico e chegam ao público que precisa desse tipo de informação de acolhimento. É como se fosse a materialização das pesquisas e dos estudos acadêmicos em um projeto concreto e efetivo, que tem um significado de inserção social da Universidade na comunidade”, ressalta Alves.

Grupo necessita de recursos para tradução

No momento, a publicação está disponível apenas em língua portuguesa, mas a intenção é traduzir o conteúdo do guia para espanhol, inglês e francês. Para isso, é preciso angariar recursos através de fundos de amparo à pesquisa ou apoiadores da iniciativa privada.

O guia Serra Gaúcha para Migrantes é uma iniciativa do grupo de pesquisa Mobilidade humana: acolhimento aos migrantes na Serra Gaúcha. O grupo envolve professores e alunos de Letras, História, Filosofia e Sociologia da UCS. Os textos foram produzidos por Cristine Fortes Lia, Eliseu Demari, Márcio Miranda Alves, Mariana Martins Gomes, Roberta Regina Saldanha, Ronaldo Velho Bueno e Thamires Griebler. A diagramação é de Eliseu Demari.

O trabalho foi viabilizado com verbas de custeio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.

Marina Tusset

Recent Posts

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

2 horas ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

2 horas ago

Como lidar com um bicho-preguiça encontrado no muro ou poste

Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…

3 horas ago

Você sabe por que as capivaras estão invadindo os bairros urbanos?

Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…

3 horas ago

O que nunca fazer se um morcego entrar na sua casa à noite

É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…

3 horas ago

Saldo de empregos no RS em três meses supera todo ano de 2024

A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades

3 horas ago

This website uses cookies.