Comportamento

Pesquisa do CIC-BG investiga hábitos de consumo pós pandemia

Uma pesquisa aplicada em maio pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), cujos resultados começam agora a ser tabulados, coletou dados para traçar o perfil desse novo consumidor e pretende servir de base para empresas criarem suas estratégias de negócios num futuro próximo.

Ao todo, 764 pessoas responderam a um questionário de cerca de 20 perguntas a respeito dos impactos da pandemia na rotina, nos setores produtivos e nas perspectivas de futuro, além de apontar tendências advindas da pandemia.

A pesquisa revelou, por exemplo, que 76% dos participantes alteraram seus hábitos de consumo devido à pandemia e que 66% deles manterão esses hábitos no futuro. No quesito tendências, 61% dos entrevistados disseram ter descoberto uma nova forma de fazer compras, principalmente as pessoas entre 46 anos e 60 anos.

Outro dado apontado pelo estudo mostra que o número de participantes dispostos a se qualificar por meio online cresceu de 14%, antes da pandemia, para 28%. Além disso, 64% dos entrevistados disseram ter realizado alguma atividade do tipo “faça você mesmo” – ou seja, fazendo pequenos serviços para os quais, normalmente, contratam-se terceiros –, enquanto 71% concordaram em ter comprado localmente. Desses últimos, 68% pretendem continuar consumindo produtos locais depois da pandemia.

Também, 65% das pessoas que responderam à pesquisa trabalharam em home office durante a pandemia. Desses, apenas 18% haviam experimentado tal situação antes do surto. De quem experimentou o trabalho remoto, 49% disseram que fariam home office novamente só em caso de necessidade.

A pesquisa foi realizada pela internet entre os dias 14 e 24 de maio. As mulheres foram as que mais participaram, com 67% do total, e a faixa etária mais presente foi a compreendida entre os 31 anos e os 45 anos, com 48%. A grande maioria das respostas (70%) teve origem em Bento Gonçalves, mas a pesquisa registrou participantes de outros 38 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Dos entrevistados, 64% tinham curso superior ou pós-graduação, 46,3% eram empregados da iniciativa privada e 34% tinham renda mensal entre R$ 3,9 mil e R$ 7,8 mil.

Veja os principais dados revelados pela pesquisa nos gráficos anexos.

Pesquisa CIC-BG – gráficos

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Dois homens são presos por tráfico de drogas em Lagoa Vermelha

Foram apreendidos 4,8 kg de maconha, dinheiro, quatro celulares, uma balança de precisão e um…

23 minutos ago

Suspeito de planejar ataque a bomba em show de Lady Gaga é preso no RS

A ação foi impedida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) e o Ministério…

1 hora ago

Governo Federal abre inscrições para 3,1 mil novas vagas do Programa Mais Médicos

Candidatos podem se inscrever a parti desta segunda-feira (05)

2 horas ago

Rua Angelo Basso, em Galópolis, em Caxias do Sul, terá obras para melhorias a partir desta segunda-feira (05)

Em caso de chuva os trabalhos serão suspensos e iniciados com dia favorável

3 horas ago

Horóscopo de segunda-feira, 05/05: início de semana com foco em decisões práticas

Confira o horóscopo de segunda-feira com foco em decisões práticas, produtividade e relações sólidas para…

3 horas ago

Colisão entre quadriciclo e carro deixa um morto na VRS-813, em Garibaldi

O acidente ocorreu neste sábado (03) a noite no km 12 da rodovia

4 horas ago

This website uses cookies.