Comportamento

Galerias em concreto para construção de ponte provisória chegam a Vila Cristina, em Caxias do Sul

As primeiras galerias em concreto armado da ponte provisória que está sendo construída sobre o Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, começaram a chegar nesta terça-feira (20) a Vila Cristina. A passagem está sendo construída pelo Programa de Aceleração Pontes do Sul. Conforme o engenheiro Jeferson Dal Bello, serão necessários 88 galerias para a construção da ponte.

A primeira parte do trabalho, que consistia na preparação do terreno, começou no dia 12 de agosto. A partir de agora, a previsão é que cheguem 18 galerias por dia.

Nesta terça, vão chegar também as placas de contenção laterais. Teremos 40 galerias de um lado e 48 do outro. Quando tivermos as primeiras 40 entregues, começa a montagem”, explica Dal Bello. É possível que já nesta quarta-feira (21) essa etapa do trabalho inicie.

A ponte de Vila Cristina terá galerias de 33 metros e 39,6 metros de comprimento e um custo de R$ 1.854.957,49. Terá apenas uma via e capacidade de tráfego para todos os tipos de veículos, incluindo caminhões. Uma das vantagens das pontes feitas em galerias é a rapidez da obra. “Como essas pontes usam peças pré-moldadas padronizadas, não é necessário esperar pela cura do concreto das galerias no local, somente da pista de rodagem, o que agiliza o processo”, explica o engenheiro.

Diante dos problemas causados pela falta de acesso entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, houve uma aposta nesta estrutura, de forma a restabelecer o tráfego o mais rápido possível. A previsão de entrega é de 20 dias. Esse prazo, porém, é condicionado às condições climáticas. O financiamento da ponte se dá por meio de uma campanha de arrecadação coordenada pela CDL de Nova Petrópolis. A chave pix para contribuir é contato@cdlnovapetropolis.com.br.

O Programa de Aceleração Pontes do Sul é responsável, também, pela construção de outras duas pontes: entre Cotiporã e Bento Gonçalves (sobre o Rio das Antas) e entre Cotiporã e Dois Lajeados (sobre o Rio Carreiro), com verba pública e oriunda de ações populares com respaldo de entidades. A ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves será financiada pelo município de Cotiporã e pela Defesa Civil. Já a reconstrução da ponte entre Cotiporã e Dois Lajeados contará com o apoio da Câmara de Indústria, Comércio, Agronegócio e Serviços de Guaporé, da Associação Caminhos do Vale e da Serra e do programa Reconstrói RS, além de eventos para arrecadação de recursos e doações.

Diego Pereira

Recent Posts

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

31 minutos ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

1 hora ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

1 hora ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

2 horas ago

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

3 horas ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

3 horas ago

This website uses cookies.