O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência tem, no dia 21 de setembro, a sua celebração e, neste ano, a Cooperativa Vinícola Aurora está mais engajada do que nunca. A empresa promove na próxima semana, de terça (24) a quinta-feira (26), às 19h, o evento “Caminhos para a Inclusão”, que faz parte do projeto social Cooperar para Incluir. Os encontros abertos ao público buscam promover a conscientização da sociedade sobre a diversidade e a inclusão, por meio de palestrantes especializados no assunto.
A semana “Caminhos para a Inclusão” ocorre em parceria com Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD) e Associação Pró Autistas Conquistar (APAC), e terá como palco a Fundaçãp Casa das Artes. s inscrições antecipadas devem ser feitas neste link. Para participar, sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível.
O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, diz que a promoção da diversidade e da inclusão, assim como a adoção de ferramentas e estratégias para facilitar a comunicação entre todas as pessoas, é uma das preocupações do cooperativismo. Ele destaca também a parceria e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).
“O Cooperar para Incluir visa promover o desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência em colaboração com associações locais. Essas ações são parte do compromisso da Aurora em desenvolver um ambiente mais inclusivo e acessível para todos, reforçando a importância da diversidade e do respeito mútuo”, ressalta Tonello.
A abertura oficial da programação “Caminhos para a Inclusão” ocorre na terça-feira (24), com as boas-vindas do presidente da Aurora, Renê Tonello, e apresentação da Roda de Capoeira das associações APAC e AIDD, de Bento Gonçalves. Após haverá um bate-papo ministrado pela coordenadora da Casa Semente Unimed Serra Gaúcha, Rosani Graebin, especialista em Análise do Comportamento Aplicada para Autismo, sobre as estratégias de cuidado para pessoas com transtorno do espectro autista, com orientações para pais e profissionais.
Na quarta-feira (25), o destaque será a palestra “Do nascimento a descoberta do autismo”, com Marcos Petry. Músico, autista e autor de quatro livros, ele abordará temas relacionados ao comportamento e à inclusão a partir de suas experiências de vida.
O encerramento do evento ocorrerá na quinta-feira (26). A programação da noite inclui uma palestra com a pedagoga, escritora e intérprete de Libras Isabel Damian, que abordará a acessibilidade atitudinal, comunicacional e arquitetônica. O encontro terá a participação especial do acordeonista com deficiência visual Alexandre Battisti.
Ainda integrando a semana do “Caminhos para a Inclusão”, antes dos painéis, das 18h às 19h, haverá exposição das obras de artes produzidas pelos beneficiários da APAC, também na Fundação Casa das Artes. As pinturas estarão disponíveis para compra, com o objetivo de arrecadar fundos para a entidade.
Aprenda como espantar formigas com manjericão e outras plantas, sem venenos. Veja dicas naturais, eficazes…
Tricolor terá jogo decisivo na próxima rodada, recebendo o Godoy Cruz na Arena
Aprenda a fazer um repelente natural caseiro potente, econômico e seguro contra mosquitos, incluindo o…
A distribuição considerou estoques remanescentes ainda existentes nos municípios e casos da doença
Cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil
O evento será sediado no empreendimento Quinta São Luiz, nos dias 30 e 31 de…
This website uses cookies.