Concerto especial marca o retorno das atividades do Coro da UCS (Foto: Pedro Giles)
Um concerto especial neste domingo, dia 21 de julho, consolida o retorno do Coro da Universidade de Caxias do Sul, que teve suas atividades reiniciadas em agosto do ano passado após um hiato de três anos. O espetáculo ocorre no UCS Teatro, com entrada franca, às 19h30.
Sob direção do maestro Renato Filippini, um novo grupo começou a ser formado em 2023, com apenas 11 participantes. De lá para cá o elenco aumentou, bem como a capacidade técnica e artística. Esta evolução estará evidente na apresentação do dia 21, nas vozes das 36 pessoas de Caxias e região que hoje integram o grupo.
“Estamos com uma expectativa muito grande. Conseguimos reunir um bom grupo de cantores, e muitos não tinham experiência. Mas com tempo, ensaio e dedicação os resultados apareceram. Cantaremos as músicas na ordem cronológica do aprendizado, para que ao longo do repertório o público perceba o aperfeiçoamento na complexidade e na interpretação das canções”, comenta Filippini.
O concerto UCS Apresenta Coro da UCS tem uma proposta temática ao longo de seus 50 minutos de duração.
“Podemos dizer que é o questionamento do Eu sobre si próprio, a relação com a Terra e a unificação de todos que cantam, como se fossem uma só voz”, revela o maestro.
O programa contempla músicas populares e também obras atuais de compositores internacionais importantes no cenário da música vocal.
O Coro completa em julho, 56 anos de fundação. Foi criado com o objetivo de ampliar e divulgar o canto coral na comunidade. Desde então, influenciou na formação cultural da cidade de Caxias e da região, oferecendo uma prática coral de qualidade para centenas de cantores e cantoras que fizeram parte do seu elenco.
Seu primeiro maestro foi Nestor Wennholz e os ensaios ocorriam no prédio da antiga Escola de Belas Artes, uma das formadoras da UCS. De 1973 a 1976, o coral esteve sob a regência da maestrina Anita Bergmann Campagnolo, e teve como preparador vocal Decápolis de Andrade. Wennholz reassumiu a regência do grupo em 1977, permanecendo até 1994. O atual coordenador, Filippini, assumiu o grupo de 1995 a 2014. Nesse mesmo ano, Anita voltou como maestrina e diretora artística até março de 2019, com o auxílio do preparador vocal Ricardo Barpp. Entre 2019 e 2022 o coro teve as atividades descontinuadas, fator agravado pela pandemia de Coronavírus.
Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…
Homem, de 50 anos, possui uma pena de oito anos e dez meses de reclusão…
Colorado errou pênalti e teve dois gols anulados pelo VAR, mas garantiu a vitória com…
A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (29), quatro loterias
A verba, destinada por indicação de Denise Pessôa (PT), atende a área de alta demanda…
Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…
This website uses cookies.