Comportamento

Como os cães podem farejar câncer e como isso foi descoberto

A descoberta de que cães podem farejar câncer surpreendeu a ciência e abriu caminho para novas formas de diagnóstico. Este talento olfativo dos cães, conhecido e utilizado em outras áreas, como na busca de explosivos e drogas, ganhou destaque ao ser identificado também em casos de detecção de doenças como o câncer. Mas como funciona o “sexto sentido” destes animais e como os pesquisadores descobriram que cães podem farejar câncer?

Os cães têm um sistema olfativo muito mais desenvolvido que o dos humanos, com cerca de 300 milhões de receptores olfativos, enquanto o ser humano possui apenas cerca de 6 milhões. Essa sensibilidade permite que os cães podem farejar câncer ao detectar compostos orgânicos voláteis (VOCs) liberados por células cancerígenas no organismo humano. Esses compostos emanam odores únicos, muitas vezes indetectáveis para nós, mas que os cães conseguem identificar com precisão.

A estrutura do nariz dos cães também contribui para essa capacidade, permitindo a análise detalhada de diferentes odores ao mesmo tempo. Com essa combinação de receptores e sensibilidade olfativa, os cães são capazes de identificar mudanças minúsculas no odor de uma pessoa, inclusive aquelas causadas por doenças como o câncer.

Foto: Freepik

Como foi a descoberta de que cães podem farejar câncer

A primeira vez que cientistas notaram que cães podem farejar câncer foi em 1989, quando um dermatologista inglês relatou o caso de um cão que insistia em cheirar e morder uma lesão na pele de sua tutora, que posteriormente foi diagnosticada com câncer de pele. Esse caso inusitado despertou o interesse da comunidade científica e motivou estudos para comprovar se realmente os cães podem farejar câncer.

Ao longo dos anos, pesquisas foram realizadas com diferentes tipos de câncer, como o de pulmão, próstata, mama e cólon. Em um estudo conduzido pela Universidade de Kyushu, no Japão, cães treinados conseguiram identificar câncer de intestino com uma taxa de acerto superior a 90%. Outro estudo no Reino Unido mostrou que cães poderiam detectar câncer de próstata em amostras de urina com alta precisão.

Foto: Freepik

O treinamento dos cães para detecção de câncer

Para que os cães possam farejar câncer com eficiência, eles passam por treinamentos específicos. Durante o processo, eles são apresentados a amostras com odor de células cancerígenas, como amostras de urina, saliva e até o hálito de pacientes. Com técnicas de reforço positivo, os cães aprendem a identificar esses odores e indicar sua presença ao treinador.

Cada vez que identificam corretamente uma amostra com células cancerígenas, os cães recebem recompensas, o que reforça o comportamento e permite a precisão no diagnóstico. Esses cães treinados têm se mostrado eficazes até mesmo em casos precoces, onde as células cancerígenas ainda são pequenas e podem passar despercebidas por exames convencionais.

Considerar que cães podem farejar câncer pode transformar a forma como diagnósticos precoces são feitos, trazendo esperança e economia aos sistemas de saúde. Com mais pesquisas e o desenvolvimento de métodos padronizados, os cães podem se tornar aliados ainda mais efetivos no combate ao câncer.

Leia também – Se o galo não tem pênis, como ele fecunda a galinha?

Leia também – Besouro Golias: conheça o ciclo de vida do super inseto africano

Leia também – Quais as principais diferenças entre a Falsa Coral e a Coral Verdadeira

Fabiano Souza

CEO G4 Comunicação e Marketing Apaixonado por Carros e Internet. Antenado nos assuntos da Web. Criador de conteúdo digital.

Recent Posts

Como usar manjericão e outras plantas para espantar formigas sem veneno

Aprenda como espantar formigas com manjericão e outras plantas, sem venenos. Veja dicas naturais, eficazes…

4 horas ago

Grêmio empata com o Atlético Grau e perde chance de assumir a liderança na Sul-Americana

Tricolor terá jogo decisivo na próxima rodada, recebendo o Godoy Cruz na Arena

4 horas ago

Sai pra lá, mosquito! Como preparar um repelente natural poderoso

Aprenda a fazer um repelente natural caseiro potente, econômico e seguro contra mosquitos, incluindo o…

5 horas ago

RS recebe mais de 58 mil doses de vacina contra a dengue

A distribuição considerou estoques remanescentes ainda existentes nos municípios e casos da doença

5 horas ago

Sancionada lei que obriga cirurgia de lábio leporino pelo SUS

Cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil

6 horas ago

Caxias In Vino para celebrar o Dia Estadual do Vinho

O evento será sediado no empreendimento Quinta São Luiz, nos dias 30 e 31 de…

7 horas ago

This website uses cookies.