para manter, no futuro, o ciclo de desenvolvimento da cidade. Foto/divulgação
O empreendedorismo ajudou a transformar Bento Gonçalves numa das cidades mais desenvolvidas do Estado. Fazer com que essa cultura seja estimulada – e despertada – desde cedo nos jovens estudantes faz parte das estratégias do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) para manter, no futuro, o ciclo de desenvolvimento da cidade.
Esse planejamento volta a ser colocado em prática agora com a agenda que a Junior Achievement, organização voltada à educação empreendedora e acionada no município pelo CIC-BG, promove na rede escolar.
A partir de 06 março, a equipe do Junior Achievement estará sensibilizando estudantes do ensino médio a participarem do programa Miniempresa. As visitas se iniciam pela Escola Mestre Santa Bárbara e seguem, até quinta-feira, pelos colégios Alfredo Aveline, Landell de Moura e Bom Retiro. Em cada uma delas, os alunos serão convidados a integrarem um treinamento para criarem uma empresa e um produto, gerenciando o negócio do início ao fim. São os próprios alunos-empresários que serão responsáveis, por exemplo, por fazerem relatórios, calcularem o lucro e devolverem dinheiro aos seus acionistas.
Para isso, eles terão uma carga horária de 53 horas-aula e receberão material didático e lições sobre gestão, empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas. Para essas quatro áreas, eles contarão com o suporte dos chamados “advisers”, espécies de conselheiros com conhecimento nos temas para a construção da empresa. Assim, portanto, além das escolas participantes, o JA busca cooptar os advisers para integrarem os negócios.
São os próprios alunos-empresários que serão responsáveis por fazer relatórios, calculando lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro.
A presidente do CIC-BG, Marijane Paese, diz que o programa é um grande incentivador da cultura empreendedora e um aprendizado para o mercado de trabalho, algo que em breve os estudantes terão que lidar. “Com os ensinamentos gerados estaremos dando continuidade à tradição empreendedora da microrregião, formando futuros empresários e dando continuidade à vocação que temos em empreender e negociar”, diz Marijane.
A Junior Achievement foi criada em 1919 e é uma das maiores organizações de incentivo aos jovens, disseminando educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo” para levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e o mercado de trabalho a milhares de jovens. A JA está presente há 40 anos no Brasil e, nesse período, já impactou 5,7 milhões de pessoas.
População cobra agilidade da Corsan para resolver desperdício na rua Angelo Antonio Rizzi
Horóscopo para sábado: veja o que o dia 3 de maio reserva para o amor,…
Evento terá missa, encontro de catequese e almoço festivo, além de marcar a última edição…
Descubra por que gatos acordam os donos de madrugada e veja dicas práticas para evitar…
Entenda por que seu cachorro mastiga grama e saiba quando esse comportamento pode indicar problemas…
Estado abriu 66,4 mil vagas com carteira assinada no 1º trimestre, mesmo após impactos das…
This website uses cookies.