Comportamento

Serviços impulsionam crescimento na criação de empregos no primeiro trimestre em Bento Gonçalves

A criação de empregos formais em Bento Gonçalves teve uma reação positiva em março ante o mau resultado do mês anterior. A notícia pode mudar de viés no segundo trimestre, diante do desastre climático. Segundo dados do Observatório da Economia (Oecon), do Centro de Indústria e Comércio (CIC-BG),  um outro fator a ser considerado, mas já esperado: os números só se mostram positivos se for descartado o segmento do agronegócio. Tendo em vista o fim da safra da uva, o setor demitiu 290 pessoas, sendo a grande maioria trabalhadores temporários.

O levantamento revela a recuperação da economia, por conta do crescimento de emprego nos setores do comércio, serviços e a indústria, que apresentaram bons números. Do total de 143 vagas criadas, o segmento de serviços foi o de melhor desempenho, com resultado positivo de 74 novas vagas. A indústria colaborou com 42 novos postos, e o comércio, com  saldo positivo de 27 novos empregos, ante um mês de fevereiro onde houve o fechamento de 24 postos formais.

Quando se fala no tipo específico de atividade os segmentos que mais tiveram destaque, pela ordem são: o de transporte terrestre (68), móveis (52) e supermercados (17). Enquanto isso, os ramos de bebidas (-110) e alimentação (-29) registraram as maiores baixas. Ainda de acordo com o boletim do Oecon, a construção civil fechou março sem criar ou fechar vagas.

No acumulado do ano, Bento Gonçalves criou apenas no primeiro trimestre, 963 empregos formais. O resultado posiciona o município como o 11º dentre os que mais criaram oportunidades no acumulado do ano.

“Isso representa um crescimento de 145% quando comparado ao mesmo período de 2023”, analisa o autor do boletim, Fabiano Larentis.

O boletim também mostra que o volume acumulado de MEIs fechou em 12.509 em março. Ao somar o total desta modalidade, com o total de empregos formais (49.565), são 62.074 registros, permanecendo a relação de que a cada quatro empregos formais no município um é MEI.

O estudo completo pode ser acessado aqui.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Empresárias são homenageadas na 21ª edição do Mérito Empreendedora da CIC Caxias

Evento reconheceu quatro líderes femininas nas áreas da indústria, comércio, serviços e educação em noite…

21 minutos ago

Gato pode mesmo tomar leite? Descubra os riscos e benefícios

Durante muito tempo, a imagem clássica de um gatinho lambendo um pires de leite ficou…

1 hora ago

Polícia Civil realiza operação contra facção que lavava dinheiro com aluguel de imóveis no Litoral do RS

Mandados foram cumpridos em Canoas, Alvorada, Portão, Arroio dos Ratos, Charqueadas, Tramandaí, Imbé, Capão da…

1 hora ago

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Veja como lidar com isso

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Descubra o que isso significa e como lidar com…

2 horas ago

Diocese de Caxias do Sul cria comissão para combater abusos sexuais

Iniciativa busca trabalhar de forma preventiva e facilitar a realização de denúncias sobre possíveis abusos…

2 horas ago

Arroio do Sal implementa serviço de aviso sobre marcação de consultas pelo WhatsApp

Outra novidade é que mais três médicos clínicos passam a fazer parte do Posto 24h

2 horas ago

This website uses cookies.