Caxias do Sul

Preso pela Lei Maria da Penha, assessor de vereador é exonerado da Câmara de Caxias do Sul

O Dário Oficial Eletrônico de Caxias do Sul (DOE) publicou na edição desta quinta-feira (12), a exoneração do assessor político da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Emerson Zanardi, de 49 anos. O ato vale a partir de 27 de novembro. A medida foi adotada pela direção da Casa, tendo em vista o pedido feito pelo vereador Wagner Petrini (PSB), em cujo gabinete trabalhava o ex-cargo comissionado (CC).

O motivo da exoneração é que Zanardi está preso no Presídio Regional de Caxias do Sul desde 11 de novembro. Naquele dia, ele foi detido na BR-116, em Vila Cristina. A prisão aconteceu durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em ação conjunta com a Brigada Militar.

De acordo com informações da Direção-Geral da Casa, o salário de Zanardi foi suspenso desde o dia da prisão até a data de exoneração. Mesmo preso, Zanardi permaneceu como detentor do CC durante 16 dias, até o pedido de desligamento feito pelo vereador Petrini.

Saiba mais

O ex-assessor estava foragido da Justiça desde o dia 24 de outubro. Ele responde processo com base no Art. 24A da Lei Maria da Penha (11.340/2006), por descumprimento de uma decisão judicial que deferiu medidas protetivas de urgência. Segundo a PRF, ele estaria em um carro alugado e seguia de Caxias do Sul para Feliz.

Dias antes, havia informações e boatos em perfis de redes sociais alegando que o servidor não estaria comparecendo ao trabalho com receio de ser preso. Para esclarecer a situação, um dia antes de ser detido pela PRF, ele gravou um vídeo trabalhando no gabinete e postou nas redes sociais.

Na época, em declaração ao Portal Leouve, o presidente do diretório municipal do PSB, Adriano Boff, salientou que o partido não tem influência sobre a postura pessoal dos filiados. Segundo ele, a responsabilidade pelo futuro de Zanardi no gabinete era do vereador.

Por sua vez, Muleke garantiu que o então assessor trabalhava normalmente na Câmara. O parlamentar corroborou o entendimento de Adriano, no sentido de que, apesar de Zanardi exercer um cargo público, ele não tinha responsabilidade sobre a vida particular do CC.

Fernando Santos

Recent Posts

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

26 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

55 minutos ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

1 hora ago

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

2 horas ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

3 horas ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

3 horas ago

This website uses cookies.