Bento Gonçalves

Voluntários recebem capacitação de salvamento em Bento Gonçalves

O primeiro treinamento preventivo de salvamento para voluntários ocorreu neste domingo (1º), no Parque de Aventuras Gasper, em Bento Gonçalves. A ação contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, incluindo integrantes que já atuaram nos resgates de vítimas dos deslizamentos ocorridos no interior do município. A instrução foi realizada pela Defesa Civil, junto com a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG).

O treinamento incluiu oficinas práticas realizadas em uma ampla área aberta cedida pelo parque. Durante o dia, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conduziu simulações de salvamento em terrenos hostis, desafiando os participantes com situações reais de emergência. Entre as técnicas ensinadas estavam imobilização, controle de hemorragias, transporte de vítimas com fraturas, primeiros socorros e reanimação em casos de parada cardíaca.

Caroline Josende, voluntária do grupo “Pé na Lama”, destacou a importância da capacitação.

“Temos que agir de forma rápida, eficiente e com conhecimento. Muitas vezes não sabemos como proceder em uma emergência, e esse treinamento é primordial, até mesmo pensando na nossa própria segurança”, disse.

De acordo com o coordenador dos voluntários civis, Vicente Tomasi, o dia foi de grande aprendizado.

“Focamos na prática, com muita atividade física, fazendo a simulação com o máximo de realidade. A ideia é de replicar o conhecimento para a população e trabalhar no sistema preventivo, sendo o apoio ao poder público e mostrar que todos podem estar envolvidos, passando conhecimento num plano de prevenção”, ressaltou.

Conforme a coordenadora do SAMU-BG, Melissa Bonato, os instrutores ensinaram técnicas essenciais para atendimentos pré-hospitalares e situações de catástrofe.

“Nós passamos para os voluntários as técnicas e modos de agir numa situação crítica. Ficamos extremamente satisfeitos com o grupo, pois cada um demonstrou muito interesse e força de vontade de aprender ao máximo cada técnica aplicada. Com certeza são pessoas que farão a diferença no nosso município”, explicou.

O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, também acompanhou as atividades e salienta sobre a união entre os voluntários.

“O espírito de comunidade e a integração das forças de segurança foram fundamentais. Este foi um momento valioso para capacitar os voluntários com técnicas indispensáveis de salvamento”, afirmou.

Com o sucesso da iniciativa, a expectativa é que um segundo treinamento ocorra nos próximos meses, desta vez com a participação do Corpo de Bombeiros.

Cláudia Debona

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas, possui mais de sete anos de experiência na área, atuando em redação impressa e digital, rádio, social media e comunicação empresarial. Além disso, já esteve presente na área cultural, como assessora de bandas e artistas.

Recent Posts

Veja os resultados das loterias deste sábado (26)

A Caixa Econômica Federal sorteou sete loterias: Mega-Sena; Lotofácil; Quina; Timemania; Loteca; Dia de Sorte…

56 minutos ago

STF condena mulher que pichou estátua a 14 anos de prisão

Débora Rodrigues dos Santos, acusada pelo STF de participar do de 8 de janeiro de 2023…

2 horas ago

Policiais de Caxias do Sul prendem condenado por estuprar a filha de 12 anos

Condenado a 16 anos e 4 meses de prisão, o homem estava foragido desde 2020

3 horas ago

Hip Hop nas Quebradas leva oficinas ao bairro Montes Claros neste domingo (27), em Caxias do Sul

As atividades temáticas de Hip Hop acontecem neste domingo (27), na Escola Municipal de Ensino…

3 horas ago

Juventude sofre três gols de escanteio e leva virada do Inter no Beira-Rio

Time treinado por Fábio Matias segue sem pontuar fora de casa no Brasileirão

4 horas ago

Em 5 minutos, incêndio consome casa em Caxias do Sul

Incêndio aconteceu em um beco no bairro Esplanada, na zona sul da cidade; Apesar do…

6 horas ago

This website uses cookies.