Bento Gonçalves

Presidente do COMPAHC de Bento Gonçalves reage e recorre ao MP contra retirada de poder deliberativo

A presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC) de Bento Gonçalves, Arlete de Césaro, formalizou uma denúncia ao Ministério Público contra a decisão da Câmara de Vereadores que transformou o órgão em apenas consultivo. O projeto, aprovado na sessão desta segunda-feira (10) por 13 votos a 3, retira do conselho o poder de decisão sobre projetos que impactam o patrimônio histórico da cidade.

Arlete argumenta que a mudança fere o Estatuto das Cidades e restringe a participação da sociedade civil na preservação do patrimônio.

“Eu avalio essa decisão da Câmara de Vereadores, no mínimo, errónea, para não dizer inconstitucional. Por que que está querendo tirar o poder deliberativo para a população não poder opinar com o que ela quer ou não quer da cidade. Com certeza isso vai prejudicar a questão do patrimônio, porque daí se perde o poder de cobrar a execução da forma como a legislação nos permite, fazendo com que possam fazer as atrocidades que se viu acontecer em vários prédios históricos”, afirma.

Conforme ela, a justificativa do governo municipal, que cita um decreto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para defender a retirada do caráter deliberativo do COMPAHC, está incorreta. O decreto federal, na verdade, prevê que o IPHAN seja tanto consultivo quanto deliberativo.

Tanto o IPHAM quanto o IPHAE têm o poder deliberativo, sim, porque isso está na Constituição Nacional. Isso é obrigação, e estão querendo tirar do povo, o poder de opinar, o poder de se manifestar”, ressalta.

A presidente do conselho também cita que a aprovação deste projeto pode impactar o Executivo.

“Outra coisa, ao meu ver, essa justificativa de desburocratizar o processo, essa retirada do deliberativo não vai desburocratizar, porque tudo isso tem que continuar passando pelo COMPAHC, o que vai retirar o poder de opinião, podendo abrir a porteira para fazerem as coisas fora das leis, aceitarem coisas fora do cumprimento da lei. Isso, inclusive, pode trazer problemas ao Executivo, porque isso abre a porteira para outras instâncias e para trabalhos que possam prejudicar a visão do Executivo também”, completa Arlete.

O que diz a Câmara?

A Câmara justificou a medida como uma forma de acelerar a liberação de empreendimentos. O líder do governo, vereador Duda Pompermayer (Progressistas), afirmou que a alteração reduzirá burocracias sem comprometer a preservação do patrimônio histórico.

Além disso, o presidente da Casa, Anderson Zanella (Progressistas), reforçou essa visão e argumentou que apenas conselhos que gerem recursos devem ter poder deliberativo.

“Se um dos conselhos atuais não aprovar um projeto, a construção é proibida. As ingerências precisam acabar. Os conselhos que gerem recursos devem ser deliberativos; os demais, apenas consultivos”, disse.

Contrários à decisão, os vereadores Moisés Scussel Neto (MDB), Sidi Postal (PL) e Alcindo Gabrielli (MDB) classificaram a mudança como um retrocesso. Bem como, eles alertaram para possíveis impactos na preservação do patrimônio.

Cláudia Debona

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas, possui mais de sete anos de experiência na área, atuando em redação impressa e digital, rádio, social media e comunicação empresarial. Além disso, já esteve presente na área cultural, como assessora de bandas e artistas.

Recent Posts

Três pessoas são presas por porte ilegal de arma e jogos de azar em Caxias do Sul

Ações ocorreram no Kayser e no Centro; armas, munições e máquinas caça-níqueis foram apreendidas

1 minuto ago

Atacante sofre fratura na mão e vira desfalque para o Inter

Técnico Roger Machado perde mais um jogador para o setor ofensivo

17 minutos ago

Técnico Júnior Rocha poderá repetir time titular em segundo jogo à frente do Caxias

Contra o Figueirense, escalação pode ser a mesma que iniciou diante do Guarani

23 minutos ago

Juventude vence o Fluminense e fica a um ponto do líder no Brasileirão Sub-20

Time alviverde fez 2 a 0 sobre os cariocas

33 minutos ago

1º de Maio será de tempo firme e temperatura agradável no RS

Maio deve ter chuva abaixo da média, segundo a MetSul

2 horas ago

Sepultamentos de quarta (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

2 horas ago

This website uses cookies.