Nova unidade ocupará mais que o dobro do espaço atual, no 4º andar do prédio B do hospital. | Foto: Reprodução/Hospital Tacchini
O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), assinou nesta segunda-feira (16) um convênio com o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, para a reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da instituição. O repasse de R$ 2,3 milhões, viabilizado pelo Programa Avançar Mais, será destinado à adequação de 10 leitos, promovendo melhorias estruturais e humanização no atendimento infantil.
A nova unidade ocupará uma área de 412,50 metros quadrados, mais que o dobro do espaço atual, no 4º andar do prédio B do hospital, localizado na Rua Dr. José Mário Mônaco, nº 358. A reforma ampliará os leitos individualizados, com adequações que atendem às normas vigentes e proporcionam privacidade e conforto às crianças e suas famílias. Metade dos leitos atuais é restrita ao uso de berços, limitando a assistência devido ao espaço reduzido.
O Hospital Tacchini é referência na Linha de Cuidado Materno-Infantil para gestantes de risco habitual nos municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, abrangendo cerca de 160 mil habitantes. Também atende gestantes de alto risco em 22 cidades da Serra Gaúcha, uma população total de 320 mil pessoas.
De acordo com a secretária adjunta da SES, Ana Costa, o Programa Avançar prioriza as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a cerimônia de assinatura, realizada no gabinete da SES em Porto Alegre, ela destacou o caráter humanizado das melhorias.
“A gente olha exatamente para as necessidades do nosso Rio Grande somado a vontade de todos os participantes: hospitais, prestadores de saúde, prefeitos, enfim, todos aqueles que de alguma maneira terão que executar isso para que chegue no cidadão”, afirmou. “A privacidade do leito individualizado, o espaço para as famílias e as cores são detalhes para que essa criança que precisa desse atendimento e sua família se sintam menos impactadas possível por esse momento tão difícil que é estar num leito de UTI”, completou.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, que participou do evento de forma online, também enfatizou a atenção dada pelo programa à saúde materno-infantil.
“Nós já temos muitas UTIs onde foram investidos recursos do Governo do Estado além 29 maternidades com repasses para obras de reforma, ampliação ou aquisição de equipamentos”, destacou.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital Tacchini, Antônio Massignan, celebrou o convênio como um presente importante no ano do centenário da instituição.
“Esperamos que todos esses recursos que estamos investindo no hospital tragam benefícios para nossa comunidade e para as nossas crianças”, disse.
Com 263 leitos, sendo 125 destinados ao SUS, o hospital reforça seu papel como pilar do atendimento na Serra Gaúcha. A nova UTI pediátrica será voltada para crianças de 29 dias de vida até adolescentes de 13 anos, ampliando a capacidade de atendimento e modernizando o serviço para as próximas gerações.
A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades
Você abre a porta da geladeira e é surpreendido por aquele cheiro esquisito, meio azedo,…
Poucas plantas carregam uma aura tão simbólica quanto a árvore-da-felicidade. Com folhas exuberantes e aparência…
A vítima foi socorrida pelo Samu encaminhada para a UPA Zona Norte para a realização…
A motivação teria sido uma dívida de cerca de R$ 40 mil que o acusado…
Durante a abordagem, foram apreendidas 440 porções de crack, um telefone celular e um veículo…
This website uses cookies.