Bento Gonçalves

Destinação do Imposto de Renda ajuda crianças e adolescentes em Bento Gonçalves

Destinar parte do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma alternativa que beneficia diretamente pessoas em situação de vulnerabilidade em Bento Gonçalves. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem contribuir fazendo uma doação e, ao mesmo tempo, aproveitar incentivos fiscais previstos por lei.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Bento Gonçalves, Nadir Antônio Zeni, as doações realizadas dentro do ano-base, até 31 de dezembro, permitem que pessoas físicas deduzam até 6% do IR devido. Empresas podem abater 1% do IRPJ, desde que tributadas pelo lucro real.

“Cabe ao contribuinte avaliar o melhor momento de realizar a doação. Caso possua segurança e uma estimativa confiável do quanto vai pagar de imposto, é recomendável realizar as doações dentro do próprio ano-base, assegurando a dedução de 6%””, explica.

Conforme Zeni, esses recursos são fundamentais para financiar projetos de contraturno escolar e ampliar o atendimento de crianças e adolescentes no município.

O Fundo e o COMDICA conseguem abrir espaço para entidades com esse tipo de trabalho. Quanto mais a gente conseguir que pessoas tenham essa sensibilidade, ampliamos muito mais o nosso atendimento nesse sentido”, diz.

As empresas não podem considerar as doações como despesas operacionais, apesar de não serem dedutíveis do IR. Já no caso de pessoas físicas que têm imposto retido na fonte, a doação também é possível, desde que a declaração seja feita na modalidade completa.

O artigo 87 da Lei 12.594/2012 permite que pessoas físicas façam doações após o encerramento do ano, antes da data de vencimento da primeira parcela do imposto. Limitam-se as deduções a 3% do imposto devido.

Como fazer a doação?

O processo é simples: basta acessar o programa da DIRPF, selecionar a ficha ‘Doações Diretamente na Declaração – ECA’, escolher o fundo e informar o valor que você deseja doar. Após isso, é necessário gerar e pagar o DARF até o prazo indicado.

Cláudia Debona

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas, possui mais de sete anos de experiência na área, atuando em redação impressa e digital, rádio, social media e comunicação empresarial. Além disso, já esteve presente na área cultural, como assessora de bandas e artistas.

Recent Posts

Três homens são presos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Caxias do Sul

As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…

24 minutos ago

Caxias define programação de viagem para enfrentar o Figueirense

Última atividade com portões abertos acontece nesta quarta-feira (30)

55 minutos ago

Juventude marca jogo-treino diante do Glória para observar reservas

Equipe de Fábio Matias já voltou aos treinos após derrota para o Internacional

1 hora ago

Grêmio enfrenta o CSA pela Copa do Brasil com mudança na lateral direita

João Pedro deve retomar espaço no time titular de Mano Menezes

1 hora ago

Quarta-feira terá predomínio do sol e chance de temperatura negativa no RS

Início da manhã pode ter nevoeiro e chance de geada em algumas regiões

2 horas ago

Sepultamentos de terça (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

3 horas ago

This website uses cookies.