Crédito: Dandy-Marchetti/Aurora
O Consevitis-RS )Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul) marca presença na Wine South America com uma ação para promover o suco de uva brasileiro. A entidade estará presente na quarta edição da feira profissional de vinhos, de 12 a 14 de setembro, em Bento Gonçalves (RS), através de parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), no Termo de Colaboração FPE nº 4837/2022. No estande coletivo, os visitantes poderão conhecer os produtos de quatro vinícolas (Casa Madeira, Econatura, Garibaldi e Nova Aliança) e aprender sobre a bebida.
A Embrapa Uva e Vinho também terá espaço no estande do Consevitis-RS apresentando as cultivares BRS Cora, BRS Violeta, BRS Carmem, BRS Magna e Isabel Precoce, desenvolvidas pelo seu Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil. Cor violácea intensa, altos teores de açúcar, elevada produtividade, acidez equilibrada, aroma e sabor das tradicionais variedades de Vitis labrusca são as características indispensáveis que a fruta deve apresentar para resultar em um bom suco, segundo destaca o pesquisador Giuliano Elias Pereira.
Desde 1985, o programa tem uma linha de pesquisa dedicada a desenvolver cultivares adaptadas ao clima e ao solo brasileiro, visando aprimorar a qualidade e oferecer maior competitividade ao suco de uva brasileiro, tanto nos polos tradicionais, como o sul do país, quanto nas novas fronteiras: as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
O Consevitis-RS, tem na presidência Luciano Rebellatto, e é ele quem destaca a importância da realização da Wine South America na Serra Gaúcha, principal região produtora de uvas e vinhos do Brasil. “Nos enche de orgulho, pois é a oportunidade de mostrar ao público que temos excelentes produtos, muitos deles consumidos em outros países. A Wine South America cumpre um papel fundamental ao atrair para a Serra Gaúcha milhares de visitantes nacionais e internacionais, que têm a chance de conhecer a força do setor. Além de fomentar o fechamento de novos negócios, a feira proporciona ao público momentos valiosos de troca de conhecimento sobre métodos de elaboração e novas variedades. Além disso, é um palco onde se abrem conversas sobre questões que envolvem a cadeia produtiva da uva e do vinho, como tributação e combate ao descaminho. A Wine South America também impulsiona o turismo da região, movimentando empreendimentos e colaborando para o fortalecimento de todos os envolvidos”, salienta Rebellatto.
Além do estande coletivo para promoção do suco de uva brasileiro, o Consevitis-RS realizará, durante a Wine South America, mais uma edição do Projeto Comprador Internacional. Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 13 compradores de três continentes (América: Estados Unidos e Peru; Europa: Bélgica, Irlanda, Reino Unido e Rússia; e Ásia: China, Japão e Singapura) participarão de uma missão na Serra Gaúcha cujo objetivo é impulsionar as vendas de vinhos, espumantes e sucos de uva no mercado externo.
Os importadores e distribuidores convidados revendem para estabelecimentos on trade (restaurantes, bares, hotéis, etc.) e off trade (supermercados, liquor stores, wine shops, online, etc.). A agenda inclui três ações promocionais: 1) Masterclass Wines of Brazil: degustação educacional guiada por um sommelier, apresentando o potencial do setor e as regiões vitivinícolas; 2) Visitas técnicas a vinícolas para conhecer o processo produtivo e as tecnologias; 3) Rodadas de negócios internacionais em espaço exclusivo do projeto setorial Wines of Brazil na Wine South America.
Pela primeira vez, a ação trará compradores internacionais interessados exclusivamente no suco de uva brasileiro, produto que conquista cada vez mais apreciadores no Exterior. Este ano, as rodadas de negócios terão a participação de 28 vinícolas de cinco Estados diferentes (RS, SP, BA, MG e DF), número recorde desde o início e 40% a mais se comparado a 2022.
Em 2022, esse mesmo projeto realizado na Wine South America gerou uma perspectiva de negócios de USD 205 mil, já durante a feira, e perspectivas de USD 711 mil em negócios internacionais para os 12 meses seguintes.
“Por meio do Projeto Comprador Internacional, conseguimos proporcionar diretamente a experiência, demonstrar a qualidade do produto e comprovar a pujança do mercado de vinhos brasileiros para os importadores. E, claro, beneficiar diretamente as vinícolas brasileiras através do incentivo que acontece nas rodadas de negócios internacionais, nas quais as 28 vinícolas brasileiras terão a oportunidade de negociar diretamente com os 13 compradores que virão. Por isso, o Projeto Comprador é uma das nossas ações promocionais mais importante”, afirma o gerente de promoção para mercado externo Consevitis-RS, Rafael Romagna.
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