Brasil

Deputado Marcel van Hattem denuncia suposta perseguição política pelo STF

Na tribuna da Câmara dos Deputados desta terça-feira (15), o deputado federal Marcel van Hattem (Novo/RS) denunciou o que ele considera como “perseguição que sofre por parte da Polícia Federal (PF) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino”. O parlamentar gaúcho avalia que teve a imunidade do cargo eletivo desconsiderada.

A manifestação se deve ao e-mail recebido da PF, no dia 4 de outubro, intimando ele para comparecer à sede da corporação a fim de prestar depoimentos, porém, sem mais detalhes.

“Talvez não deveria estar surpreso ao saber que estava sendo intimado para prestar esclarecimentos sobre uma investigação que corre contra mim no STF, em virtude de uma fala minha na tribuna da Câmara dos Deputados! Flávio Dino é o relator desse caso no STF. Aquele que já foi deputado federal, senador e sabe que o artigo 53 da Constituição nos garante a inviolabilidade civil e criminal por quaisquer das nossas opiniões, palavras e votos, em qualquer ambiente, mormente na tribuna da Câmara”, afirmou van Hattem.

Segundo o deputado, no relatório, Flávio Dino menciona que ele poderia estar cometendo crime contra a honra, ao chamar de covarde e de bandido, o policial federal Fábio Alvarez Shor, responsável por investigações da Polícia Federal em casos que também estão sob a relatoria de Moraes.

Ainda conforme o deputado federal, no dia seguinte ao discurso (15), dois delegados da Polícia Federal teriam sido acionados para investigá-lo. Um deles, responsável por apurar denúncias de corrupção. O outro, por um setor que investiga o crime organizado.

“Quero entender porque um diretor de um departamento que deveria investigar crimes financeiros e combate à corrupção está me investigando por uma denúncia que eu fiz na tribuna? Quando um deputado não pode mais vir à tribuna para fazer uma denúncia, livremente, não há mais democracia”, enfatiza o parlamentar.

Van Hattem salienta ainda que presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, manifestou solidariedade, colocando a Procuradoria da Casa à disposição.

Fernando Santos

Recent Posts

Cerimônia discreta marca o sepultamento do papa Francisco

A Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma, torna-se a morada final do papa

23 minutos ago

Jogos Coloniais movimentam Bento Gonçalves neste domingo (27)

Etapa classificatória da 20ª Fenavinho acontece no Estádio Montanha dos Vinhedos, das 9h às 16h,…

1 hora ago

Homem é preso após roubo a posto de combustíveis em Bento Gonçalves

Assaltante foi detido no bairro São Roque depois de ser surpreendido por funcionário e agentes…

2 horas ago

Horóscopo de domingo, 27/04: veja como aproveitar a energia da lua cheia

Confira o horóscopo de domingo, 27/04 e veja como a Lua Cheia pode transformar seu…

2 horas ago

Eduardo Cantelli é ordenado diácono no Santuário de Santo Antônio, em Bento Gonçalves

Aos 26 anos, jovem natural dos Caminhos de Pedra avança na caminhada rumo ao sacerdócio…

2 horas ago

Servidores municipais de Bento Gonçalves protestam por valorização e denunciam falta de diálogo com Prefeitura

Mobilização cobrou reajuste salarial, ampliação do vale-alimentação e criticou postura do Executivo em relação às…

3 horas ago

This website uses cookies.