Vinho laranja, o que é?!

0
739

O vinho laranja ainda é muito raro, devido à baixa produção. Por isso não se encontra este estilo, todos os dias nas gôndolas das lojas e mercados.

É realmente laranja? E como é feito? O fato é que ele é elaborado com uvas brancas, mas tratado como vinho tinto. Neste caso aquele suco da uva é mantido com as cascas por um longo tempo, sendo assim, adquirindo cor e corpo, é um vinho de uva branca que se torna mais intenso e até mais denso.

E a cor realmente fica laranja!

Mas vale lembrar, este não é um método moderno, muito pelo contrário, é muito antigo que foi praticado na Geórgia há 8.000 anos atrás, ainda no tempo em que se usavam as ânforas para a elaboração dos vinhos e quando havia pouca intervenção humana (a mão do homem), e o método se tornava mais natural, pois a ânfora era responsável pelo processo de elaboração e a decantação.

Sobre o vinho laranja, agora já se sabe que a técnica é: elaborar o vinho em contato com as cascas de uvas brancas. Portanto, tenha em mente que nem todos irão degustar e entender, é preciso tempo e estudo para compreender as nuances, até porque ele tem características e frescor de um vinho branco, mas a “textura” pode te lembrar um tinto, e no momento, qualquer pessoa se pega confusa pensando, é um vinho branco ou tinto?!

Mas é interessante, pois por vezes parece ser um branco mais sério e até mesmo complexo, o que nos libera para harmonizá-lo com pratos mais condimentados, até mesmo pratos onde você colocaria um vinho tinto.

Para concluir, hoje em dia temos a produção do vinho laranja, ainda muito pequena, porém espalhada pelo mundo, é um mundo curioso e de desafios para os enólogos, por isso nem todos se arriscam, e até porque o consumidor ainda não está muito adaptado as essas variações dos estilos de vinhos. Mas temos alguns rótulos aqui pela América do Sul, Chile (De Martino no Vale do Itata) e Brasil (Vallontano) e diversos outros países do mundo, como Itália.

Prove um vinho laranja, e Tim tim!!!

 

LEAVE A REPLY