Viva com Saúde – 03/08/2024 – Atividade física para crianças e adolescentes

Não é novidade que a prática regular de atividade física contribui para a prevenção de uma série de doenças crônicas não transmissíveis, entre elas diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, além de reduzir o risco de eventos cardiovasculares, como infarto. Movimentar-se também é essencial para a prevenção de sobrepeso e obesidade, um problema cada vez mais comum entre crianças e adolescentes no mundo todo.

Em 2018, a OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou o plano global Let’s be active (Vamos ser ativos) para estimular a prática de exercícios e reduzir a prevalência do sedentarismo entre adolescentes e adultos em 10% até 2025 e em 15% até 2030.

Em relação à obesidade infantil, o Ministério da Saúde aponta que 12,9% das crianças brasileiras entre cinco e nove anos têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária dos 12 aos 17 anos.

Mas escolher a melhor atividade física para os filhos nem sempre é uma tarefa simples. Muitos pais ficam em dúvida sobre qual exercício é o mais recomendado para a criança e, às vezes, acabam impondo a prática de esportes que eles gostam, sem levar em consideração o gosto dos pequenos.

A melhor atividade física para a criança é aquela de que ela gosta. Para que isso aconteça, a criança precisa ter contato com o máximo de opções possíveis.

As meninas, por exemplo, devem ser incentivadas desde pequenas a praticar atividades físicas terrestres para melhorar o ganho de massa óssea e, com isso, evitar osteoporose na idade adulta. Isso porque elas terão uma vida hormonal mais curta que a dos meninos. Pode ser dança, algum esporte de quadra ou o que quiser. Isso é necessário porque existe um ganho de massa óssea proporcional à atividade que a criança fizer.

Outro fator importante para atividades físicas e esportivas em crianças e adolescentes é a prevenção de lesões. Estatisticamente, a ginástica artística, o atletismo e as lutas marciais são as modalidades com maior número de lesões, segundo Montenegro. Machucados também são frequentes em esportes com maior impacto ou contato físico, caso de futebol, boxe, handebol e basquete.

A principal recomendação para evitar lesões é fazer o aquecimento muscular por pelo menos dez minutos antes do início das atividades esportivas, assim como o alongamento.

Outra dúvida comum dos pais é sobre a prática de musculação. Segundo especialistas, adolescentes podem fazer esses exercícios, mas sempre com supervisão de um profissional de educação física, após a realização de alongamento e, preferencialmente, apenas com o peso do corpo.

Patricia Larentis

Recent Posts

Vereadores de Pinto Bandeira aprovam projetos e reforçam mudanças na Lei do trabalho rural

Com a presença dos nove parlamentares, propostas foram aprovadas por unanimidade; Sessão também oficializou mudança…

4 minutos ago

Mãe e padrasto são presos por espancar bebê de um ano até a morte em Taquara

A prisão do homem de 31 anos, foi realizada no bairro Padilha, em Taquara, enquanto…

24 minutos ago

Esgoto a céu aberto revolta moradores no bairro Zatt, em Bento Gonçalves

Moradores convivem com mau cheiro de fezes há cerca de duas semanas, denunciam riscos à…

34 minutos ago

Moradora denuncia descarte contínuo de lixo em terreno do bairro São José, em Farroupilha

Problema ocorre mesmo após ação de retirada de materiais por parte da prefeitura

1 hora ago

Escolas de samba são premiadas no Carnaval de Rua 2025 em Caxias do Sul

Em noite de celebração, troféus valorizaram o engajamento das escolas. Também foi anunciada a eleição…

2 horas ago

Mais de 10 grupos manifestam interesse em construir creches em Caxias do Sul

Projeto da PPP da Educação Infantil está sendo apresentado em São Paulo; entrega de propostas…

2 horas ago

This website uses cookies.