Foto: Divulgação / Procon
Nas suas devidas proporções, a Black Friday já estampa o calendário como uma data de aquecimento do comércio assim como o Dia das Mães ou o Natal, por exemplo. O motivo é simples: ofertas especiais e compras facilitadas de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e até serviços. Em Caxias do Sul, para garantir compras justas e seguras, o Procon, órgão de proteção e defesa do consumidor, realiza ações de controle de preços desde setembro. Neste ano, a sexta-feira de descontos cai no dia 29 de novembro.
Aproximadamente 20 estabelecimentos da cidade, escolhidos de forma aleatória, são monitorados há dois meses. As equipes do Procon colhem panfletos e fôlderes, distribuídos pelas lojas, contendo informações sobre preços e fazem capturas de tela dos produtos nos meios digitais.
Segundo o coordenador do órgão em Caxias, Jair Zauza, o intuito é prevenir ou, se for o caso, autuar estabelecimentos que agirem de má fé na campanha. Uma prática conhecida pelos fiscais consiste em aumentar o custo do produto a poucos dias da Black Friday para, na ocasião das ofertas, anunciar a suposta promoção.
“Em setembro e em outubro, a TV custa R$1.000. No início de novembro a televisão vai a R$1.200. Aí no dia da Black Friday está com 50% desconto da Black, por R$1.100. A gente multa porque houve aumento e depois redução, com um preço superior ao anteriormente cobrado”, exemplifica Zauza.
No dia 29, um fiscal e servidores do Procon realizam visitas e verificações presenciais para confirmar se as lojas estão operando corretamente com a campanha Black Friday. Zauza explica que é um serviço aprofundado, que dura o dia todo, e tem foco especial nos estabelecimentos em que foram feitas sondagens de preços nos meses anteriores.
Em caso de autuação, é aberto um processo administrativo em que a empresa tem direito a defesa e pode justificar a ação considerada irregular, conforme o coordenador do Procon.
O Procon listou dicas para o consumidor. Confira:
Para reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp (54) 99929-8190. O atendimento presencial é feito na Avenida Itália, n° 109, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
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