QUESTÕES CLIMÁTICAS

Farroupilha estuda possibilidade de decretar situação de emergência devido às intensas chuvas

Equipes técnicas do município estão fazendo monitoramento constante de áreas de risco

FARROUPILHA
Foto: Prefeitura de Farroupilha/Divulgação

Farroupilha estuda a possibilidade de decretar situação de emergência em razão das fortes chuvas dos últimos dois dias. A análise da situação está sendo realizada pelo grupo técnico de acompanhamento climático, em conjunto com a Defesa Civil municipal.

A medida está sendo considerada devido aos diversos transtornos registrados em diferentes regiões do município. Entre eles, o deslizamento de terra na comunidade de Linha 7 de Setembro, na Estrada Salto Ventoso, que resultou no bloqueio total da via nesta noite após nova movimentação do solo.

Além disso, houve ocorrências na Estrada Luiz Victório Galafassi, em direção à Linha Palmeiro, na ERS-448, sentido Nova Roma do Sul, e na área urbana, como na Rua Pedro Roberto Pergher, no bairro Belvedere, e na Rua Silvana Balbinot, no bairro Santo Antônio, onde foi necessária a desobstrução de valas para auxiliar no escoamento da água. Também foi registrada cedência de parte do asfalto da Avenida Paulo Broilo, entre a Rua Júlio de Castilhos e a RSC-453 – trecho que segue bloqueado ao trânsito.

A possível decretação de emergência tem como objetivo agilizar o acesso a recursos, permitindo a adoção de medidas de forma menos burocrática para minimizar os danos e responder com rapidez a situações que oferecem risco à comunidade.

A Administração de Farroupilha pede a compreensão da população e reforça o pedido para que todos tenham cuidado redobrado, evitando deslocamentos desnecessários e mantendo atenção a locais com histórico de alagamentos ou deslizamentos.

Leia mais: Em três dias, Farroupilha pode ter 72% da chuva registrada no mês de maio