Últimas

Bombeiros intensificam esforços para combater um novo incêndio na região de Los Angeles

Os bombeiros que combatem o novo incêndio florestal que teve início ao norte de Los Angeles avançaram durante a noite no controle das chamas, mas os alertas meteorológicos foram mantidos nesta quinta-feira (23) no sul do estado americano da Califórnia.

Mais de 4 mil efetivos participavam de uma extensa operação por terra e ar para apagar o fogo nas colinas de Castaic, a cerca de 60 km de Los Angeles. Cerca de 30 mil pessoas receberam ordens de evacuação, somando-se às dezenas de milhares deslocadas por causa dos incêndios florestais das últimas duas semanas na região.

O incêndio Hughes consumiu mais de 4 mil hectares desde a manhã de ontem. Autoridades afirmam que conseguiram desacelerar o seu avanço, em meio às fortes rajadas de vento na região. O Serviço Nacional de Meteorologia alertou que rajadas de até 80 km/h foram registradas hoje, mas disse que os ventos devem diminuir amanhã.

Chuva

As aguardadas precipitações anunciadas para este fim de semana devem trazer algum alívio para a região, que não vê chuvas significativas há oito meses.

A Califórnia começou o ano com os incêndios Eaton e Palisades, que consumiram, juntos, mais de 16 mil hectares e mataram 28 pessoas, e se prepara para possíveis deslizamentos de terra na região queimada, com a chegada das chuvas. Funcionários do condado de Los Angeles prepararam sacos de areia, cascalho e barreiras de concreto para usar como contenção caso a chuva pressione.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, colocou centenas de funcionários à disposição para atender a eventuais problemas causados pela chuva.

‘Sem vegetação para conter o solo, uma chuva forte poderia levar a uma rápida movimentação de resíduos, o que poderia destruir casas, bloquear ruas e representar um risco sério para a vida e as propriedades’, alertou Newson.

O presidente Donald Trump, que nega as mudanças climáticas e é um crítico de Newsom, fará uma visita amanhã à região afetada pelas chamas. Segundo funcionários do governo, ele vai se reunir com bombeiros e pessoas impactadas pelos incêndios.

Fonte: Correio do Povo

Cláudia Palhano

Recent Posts

Professor do Amanhã, UCS disponibiliza cinco vagas do programa em Bento

Licenciaturas em Matemática e Geografia estão contempladas e as inscrições encerram dia 29 de abril

8 minutos ago

Comércio de Caxias do Sul pode atender apenas com proprietários no feriado de 1º de maio

A decisão compreende, ainda, as cidades de Antônio Prado, Flores da Cunha, Nova Pádua e…

11 minutos ago

Começa fase de instalação do cercamento eletrônico de Arroio do Sal

Pórtico de entrada da cidade e a Praça da Emancipação, no Centro, foram os primeiros…

41 minutos ago

Abertas as inscrições para o Bolsa Atleta 2025 em Bento Gonçalves

Com investimento de R$ 300 mil, programa da Prefeitura incentiva atletas de modalidades olímpicas e…

1 hora ago

IPHAN aprova a instalação da locomotiva na Estação Férrea, em Caxias do Sul

Com o parecer técnico favorável, a locomotiva deverá ser trazida de Canoas a Caxias no…

2 horas ago

Paulinho Belusso celebra aniversário com show e gravação de clipe em Bento Gonçalves

Cantor reúne fãs, amigos e familiares neste domingo (27), no Vale dos Imigrantes, para celebrar…

2 horas ago

This website uses cookies.