Um grupo de empresários instalados nas proximidades da BR-116, em Vila Cristina, assumiu a frente de reparos de parte da rodovia, em Caxias do Sul. A mobilização, denominada Reconstrua BR116, está concentrada no km 170, trecho amplamente danificado pelas chuvas das últimas semanas. Desde terça-feira passada (7) máquinas e voluntários atuam no local, que teve rompimento de pista.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirma que os trabalhos foram autorizados e são acompanhados por equipes da autarquia. “Quando a obra for finalizada, o trecho poderá ser usado no deslocamento entre o Centro de Caxias do Sul e o Sul da cidade, que hoje está interrompido”, diz nota da empresa federal responsável pela rodovia.
Apesar disso, as intervenções estipuladas entre o DNIT e os organizadores não foram divulgadas. No comunicado, a autarquia ainda diz que irá avaliar, após liberação, se o trecho integrará caminho assistencial prioritário para a passagem de caminhões carregados com donativos, além da passagem de veículos de pequeno porte.
A reportagem tentou contato com lideranças do grupo de empresários, mas não obteve retorno até o momento. Abaixo, veja imagens dos trabalhos, que estão sendo divulgadas nas redes sociais.