UCS inaugura sistema fotovoltaico no campus de Bento Gonçalves

0
325
Foto: Tiago Cassol Severo/UCS

A Universidade de Caxias do Sul inaugurou nesta quinta-feira (23), o Sistema Fotovoltaico do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O evento ocorreu às 19h30min, no auditório B da unidade. O novo sistema integra o projeto de eficientização energética da UCS, desenvolvido em parceria com a RGE/CPFL, com colaboração da InstalWatt, empresa de instalações elétricas, e a Efall, organização focada em soluções em Engenharia Elétrica.

A iniciativa promove a troca de aproximadamente 2.500 lâmpadas por versões em LED e a instalação de painéis solares, com a capacidade de 18,5 kW, no CARVI. O Campus-Sede, em Caxias do Sul, vai receber 1500 Lâmpadas de LED, nos blocos B, C, D, G, K e V. As mudanças garantem mais eficiência energética, com menor consumo, além de possibilitar a injeção de energia na rede elétrica e proporcionar capacitações no setor de energia solar.

O professor Tiago Cassol Severo, pesquisador da Área de Ciências Exatas e Engenharia, destaca que somente a economia de energia no CARVI deve girar em torno de 40%. Coordenador do projeto, que envolveu a captação de R$ 1 milhão para sua efetivação, ele reforça que, além da melhoria de infraestrutura, o sistema fotovoltaico terá finalidade pedagógica. Confira o comentário do professor Tiago Cassol Severo, clicando abaixo:

A inauguração do Sistema Fotovoltaico integra a programação do Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética, que tem a Universidade como uma das organizadoras, que ocorre em Bento Gonçalves de 22 a 24 de maio.

Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY