UBS Santa Fé de Caxias lança projeto de fitoterapia

0
423
Relógio de plantas medicinais também busca a promoção do bem-estar. Foto: Andressa Boeira / Divulgação

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Fé, em Caxias do Sul, inaugurou na última terça-feira (16) o projeto fitoterápico Relógio das Plantas Medicinais no Corpo Humano, que busca incentivar o uso de ervas para a prevenção de doenças e bem-estar. As UBS’s dos bairros Serrano, São Caetano e Vila Ipê já contam com o projeto.

A medicina natural para tratar enfermidades integra as chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). São 29 procedimentos terapêuticos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles, fitoterapia, homeopatia, acupuntura, ioga, reiki, medicina tradicional chinesa, musicoterapia, ozonioterapia, entre outros.

No Relógio da UBS Santa Fé são cultivadas as seguintes plantas medicinais: alcachofra, capim-cidreira, guaco, malva, tansagem, hortelã, manjericão, cavalinha, arnica, mil folhas e quebra-pedra.

O projeto

Baseado nos ensinamentos da medicina tradicional chinesa, o Relógio é dividido em doze meridianos, com duas horas cada um. Cada meridiano corresponde a um órgão. Para cada órgão recomenda-se o uso de uma planta, em determinado horário, com o objetivo de tratar problemas específicos.

Conforme o gerente da UBS Santa Fé, Saulo Voltolini, o projeto já vem sendo desenvolvido há um ano. “Começamos em março de 2018. Sensibilizamos os usuários e explicamos a dinâmica do Relógio, os benefícios das plantas e a melhor maneira de usá-las. Depois, fizemos oficinas de preparo do solo e de compostagem. Também tivemos mutirões para capina do terreno e plantio das mudas. Por fim, a construção do relógio, seguida da inauguração”, relata.

O projeto Relógio das Plantas Medicinais no Corpo Humano é iniciativa de uma comissão de Pics da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias.

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY