ESCOLHA TÉCNICA

Vencedora de licitação para ciclofaixa em Caxias do Sul tem cinco dias para apresentar documentação

AAF Construtora Ltda tem até o dia 23 deste mês (junho) para apresentar a documentação exigida pela equipe técnica do Município

AF Construtora é a emresa vencedora da licitação para obra de execução da ciclofaixa em Caxias do Sul. Foto: Rodrigo Rossi/Divulgação.
AF Construtora é a emresa vencedora da licitação para obra de execução da ciclofaixa em Caxias do Sul. Foto: Rodrigo Rossi/Divulgação.

A AF Construtora Ltda, de Manaus, empresa que venceu a licitação para realizar a construção da ciclofaixa que liga o Parque Cinquentenário à Praça Monteiro Lobato, no bairro Exposição, em Caxias do Sul, tem até o dia 23 deste mês (junho) para apresentar a documentação exigida pela equipe técnica do Município. Caso a documentação atenda as exigências do Termo de Referência (TR), a administração municipal poderá emitir a ordem de início dos serviços.

A contratação de empresa para execução de serviços de construção de CICLOFAIXA entre os Parques na área Central da cidade ocorreu por meio do processo licitatório nº 25/8050-0001378-0 e Concorrência Eletrônica nº 50/2025, onde, segundo Talivan William Tavares, engenheiro da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTM), a empresa apresentou por meio de atestados técnicos de obras similares, a qualificação exigida no Termo de Referência (TR).

Ainda segundo informações obtidas junto a Tavares, uma reunião foi realizada entre representantes da Diretoria de Projetos da pasta e o responsável técnico da empresa AF, em maio de 2025, onde foi informado pelo RT que a empresa apresentaria a documentação restante até o prazo estipulado.

O questionamento acerca dos trâmites se deu, por parte da reportagem, devido aos recentes problemas envolvendo a mesma construtora que, atualmente passa por um processo de rescisão de contrato com a Prefeitura de Caxias por conta do descumprimento dos termos do mesmo na obra de acesso ao bairro Planalto.

Entre os motivos para o rompimento neste caso estavam a baixa produtividade registrada desde a retomada dos trabalhos na obra, no final de abril, atrasos no início das atividades e o descumprimento do cronograma físico-financeiro. A empresa, no entanto, ainda pode recorrer até esta quarta-feira (18).

Assim, o histórico de atrasos registrados não deve interferir na contratação da Construtora para a obra da ciclofaixa, já que, por se tratarem de contratos distintos, o prosseguimento da contratação deve respeitar as exigências dispostas em edital próprio.

Sobre a Ciclofaixa

O projeto cria um caminho de mão dupla com cerca de 1,8 km de extensão e passará por diversos pontos importantes da cidade, interligando o Parque Cinquentenário, a Praça
Monteiro Lobato (defronte à Maesa), a Praça do Trem, o Parque dos Macaquinhos, até chegar à Praça das Feiras.

A ciclofaixa terá 2,5 metros de largura, com 1,25 metro em cada sentido, e contará com tachões de sinalização ao longo de todo o trajeto. Para as vias que não são pavimentadas, o trecho cicloviário será asfaltado.

O investimento total para a execução da ciclofaixa é de R$ 730.768,40, recurso proveniente de uma emenda parlamentar. A ação está em conformidade com as diretrizes do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias), que busca incentivar o uso de meios de transporte sustentáveis e melhorar a mobilidade na cidade.