Transportes e Mobilidade

Balsa de Santa Bárbara deve ganhar novo rebocador nos próximos 20 dias

A balsa de Santa Bárbara, que realiza a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, deve receber um novo rebocador nos próximos 20 dias. A informação foi divulgada pela Lacel, empresa que opera o serviço, para a reportagem do Grupo RSCOM.

A inclusão de um rebocador extra estava prevista no edital de licitação e a sua ausência tem gerado insatisfação entre os usuários, que frequentemente relatam problemas diversos em grupos de troca de informações sobre a balsa.

Atualmente, o serviço conta com um rebocador reaproveitado da antiga balsa, que foi levada junto com o outro rebocador pelas águas do rio Taquari, durante a enchente de setembro de 2023. Quando o equipamento apresenta falhas, os motoristas enfrentam longas esperas, resultando em filas extensas.

De acordo com a Lacel Soluções em Serviços LTDA, de São Jerônimo/RS, o segundo rebocador está sendo providenciado desde a instalação da nova balsa.

“Ocorre que um rebocador exige um dimensionamento muito mais detalhado, pois tem uma parte mecânica grande. Estamos em fase final de montagem para deslocar o equipamento, nossa estimativa é que em 20 dias o rebocador esteja em Santa Barbara”, explicou a empresa.

Solução definitiva

O governador Eduardo Leite assinou, nesta quinta-feira (17), a ordem de início para a construção da nova ponte de Santa Bárbara, na ERS-431. Projeto recebeu R$ 24,4 milhões de recursos federais e R$ 6,9 milhões de contrapartida do Estado.

A nova estrutura será mais ampla e terá maior capacidade de carga que a antiga, destruída pela enchente de setembro de 2023. O contrato para a ponte de Santa Bárbara segue o Regime de Contratação Integrada (RCI), no qual a empresa responsável desenvolve o projeto e executa a obra.

A conexão, sobre o Rio Taquari, é a principal da região de Bento Gonçalves com o Norte do Estado. A balsa continuará em operação até a conclusão da obra, que têm prazo de até 18 meses.

Patrick Alessi

Aos 22 anos, natural de Bento Gonçalves/RS, Patrick Alessi está no último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Desde o final de 2023, atua como estagiário de jornalismo no Grupo RSCOM, onde é redator do Portal Leouve e repórter da Rádio Bento AM 1070.

Recent Posts

Como tirar cheiro de alho da tábua de madeira com 1 ingrediente simples

Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…

2 minutos ago

4 erros que atrapalham o florescimento da maranta-riscada e como resolver

Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…

10 minutos ago

Yucca amarelando? Descubra 4 causas e como salvar sua planta escultural

Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…

16 minutos ago

Bento Gonçalves será palco da estreia da Tiramisù World Cup Brasil 2025

Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…

43 minutos ago

Prefeitura de Gramado repassa terreno ao IFRS

Campus do Instituto Federal será instalado em uma área de 16 hectares, com acesso pela…

1 hora ago

Plano de Desenvolvimento do Vale dos Vinhedos avança com participação da comunidade, em Bento Gonçalves

O evento teve como foco a apresentação do diagnóstico inicial da região e a participação…

2 horas ago

This website uses cookies.