Sul do estado acumula mais de 400 mm de chuva nas últimas horas

0
1134
Foto: Maicon Rech/RSCOM

De acordo com o Clima Tempo Meteorologia, o sul do Rio Grande do Sul foi novamente a região mais chuvosa do o país no período de 24 horas entre 10 horas do dia 17 e 10 horas de 18 de janeiro, pelo horário de Brasília.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 138,4 mm em Uruguaiana, 131,4 mm em São Vicente do Sul e 122,2 em Quaraí. Em todas estas localidades já choveu mais de 400 mm em janeiro, o que representa pelo menos o triplo da média normal de chuva para o mês de janeiro. A fronteira com Uruguai está sendo a região mais chuvosa do Brasil em janeiro de 2019.

O mapa mostra o volume médio de chuva para janeiro no Brasil, calculado pelo INMET para período de 1981 a 2010. No sul do Rio Grande do Sul, a média de chuva varia de 125 a 150 mm. Para a maioria das áreas do estado, a média de chuva para janeiro varia de 150 a 175 mm.

Previsão para o fim de semana:

O tempo melhora em grande parte do Rio Grande do Sul neste sábado. Conforme a meteorologia, o sistema de baixa pressão atmosférica avança para o oceano e o vento passa ingressar de Oeste e Sul, o que favorece a dissipação das nuvens pelo Estado e queda da temperatura.

Pela manhã, as nuvens permanecem e existe a possibilidade de pancadas de chuva nas Metades Leste e Sul. O mar deve ficar agitado nas praias do Litoral Norte e as ondem podem passar dos três metros de altura.

Ao longo do dia a temperatura sobe, mas não chega aos 30°C na maioria das cidades. Em Porto Alegre, o tempo fica dividido entre sol e chuva. As marcas ficam entre 20°C e 23°C.

LEAVE A REPLY