SMTTM amplia estacionamento gratuito em trecho da rua Marechal Floriano

0
504

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) ampliou a permissão de estacionamento na rua Marechal Floriano, entre as ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, no Centro de Caxias do Sul. O espaço no lado esquerdo da via ganhou novos horários para permanência dos veículos também de segunda a sexta-feira, entre 20h e 6h.

Anteriormente, a liberação para estacionamento era permitida somente aos finais de semana. A medida passa a valer a partir desta segunda-feira (13). Placas de trânsito informando as novas regras foram fixadas pela equipe de Sinalização Viária da unidade.

Aos sábados e domingos, a regra não muda e o estacionamento de veículos no trecho seguirá permitido a partir das 14h de sábado até as 6h de segunda-feira. A utilização das vagas também é gratuita em ambos os períodos.

Fora destes horários, ou seja, entre 6h e 20h de segunda a sexta e entre 6h e 14h de sábado, segue proibido parar e estacionar no local. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em local proibido em desacordo com a sinalização é uma autuação média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo será removido (guinchado).

Foto: Leonardo Portella/Divulgação Prefeitura de Caxias do Sul

De acordo com o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, a ampliação foi autorizada em razão da demanda de estacionamento na região. Segundo ele, a medida também contribui para incentivar a circulação de pessoas na cidade.

“Essa flexibilização é uma maneira equilibrada de se chegar a um consenso entre mobilidade e comodidade. É possível permitir que esse espaço seja utilizado em um horário adequado para que a comunidade possa deixar o seu carro gratuitamente e utilizar o comércio, visitar familiares, o hospital. E toda a fez que permitimos o estacionamento mais pessoas tendem a usar a rua. E quanto mais elas usarem mais segura fica a nossa cidade”, pontua.

Facilitar a procura pelos espaços públicos de estacionamento à noite é uma medida frequente realizada pela SMTTM nos últimos anos. Em novembro de 2017, a pasta permitiu a utilização das vagas nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, também das 21h às 6h, criando mais de 200 espaços na área central.

Em outubro do ano passado, o trecho da avenida Júlio de Castilhos, entre a Salvador Sartori e a Humberto de Campos, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, também passou a ter o estacionamento liberado pela pasta.

COMPARTILHAR

LEAVE A REPLY